AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
BBB / Eita!

BBB 24 divide opiniões pela falta de acessibilidade a Vinicius na 1ª Prova do Líder: “Equidade”

Vinicius Rodrigues precisou retirar a prótese de sua perna ao participar de desafio

Redação Publicado em 09/01/2024, às 10h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns pediram mais acessibilidade ao atleta paralímpico, enquanto outros falaram em capacitismo - TV Globo
Alguns pediram mais acessibilidade ao atleta paralímpico, enquanto outros falaram em capacitismo - TV Globo

O BBB 24 estreou na noite da última segunda-feira (8) com direito a Prova do Líder para testar a resistência dos novos participantes. Entre eles, está o atleta paralímpico Vinícius Rodrigues. Um dos tópicos que dividiu opiniões quanto à competição foi a falta de acessibilidade ao brother PcD (Pessoa com Deficiência).

O desafio consiste em 18 bancadas, uma para cada um dos participantes, com um botão ao centro. Eles devem apertá-lo assim que ouvirem o sinal sonoro da marca patrocinadora. O competidor mais rápido precisa escolher alguém para enfrentar um desafio contra o mais lento.

Então, ambos enfrentam um circuito com piscina de bolinhas e um túnel de gosma – incluindo uma queda-livre que dá início ao cronômetro. Eles precisam atravessar a prova em intervalos de tempo cada vez menores.

Vinícius foi um dos primeiros escolhidos para enfrentar o desafio após a vitória de Maycon Cosmer em uma rodada. O medalhista olímpico teve dificuldades e precisou tirar a sua prótese da perna no meio do circuito para protegê-la da gosma. 

Após isso, a produção do BBB 24 chamou a atenção do brother. "Você combinou com a produção que viria para as provas com uma perna que pode molhar. Se não for essa, podemos fazer a troca", disseram – ao que ele optou por utilizar uma prótese adequada à ocasião.

Alguns telespectadores consideraram que foi um descuido do BBB 24 não pensar em uma prova acessível ao participante PcD. Enquanto isso, outros defenderam que Vinícius seja tratado exatamente da mesma maneira que os demais participantes. Confira algumas das principais reações no X, antigo Twitter:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!