AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
BBB / Invertida

'BBB22': Naiara pergunta sobre etnia para Douglas e ele responde: ''Pesquisa''

Cantora questionou ao ator, que lhe respondeu, mas disse que não lhe ensinaria dentro do programa

Da redação Publicado em 24/01/2022, às 09h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Douglas e Naiara conversaram sobre raça, etnia e cor - TV Globo
Douglas e Naiara conversaram sobre raça, etnia e cor - TV Globo

Naiaralevou uma invertida de Douglasna tarde do último domingo (23). No gramado da casa do 'BBB22', a cantora questionou o ator sobre etnia, raça e cor, mas recebeu uma resposta que não esperava: o artista disse para ela pesquisar sobre o assunto quando deixar o confinamento. 

Tudo começou quando a sertaneja questinou o ator sobre a cor de sua esposa. Douglas disse que ela é filha de negro com branco. Naiara, então, perguntou sobre qual seria a palavra correta para se referir a pessoas negras. 

"Uma vez eu vi uma estudiosa falando que gostava de ser chamada de 'preta', outra falando que gostava de ser chamada de negra, outra de morena, existem duzentas formas de falar. O que você fala?", perguntou.

O ator respondeu que a forma de tratamento varia de pessoa para pessoa. "Nunca vi você levantando uma questão dessa aqui dentro", comentou a cantora. "Me chamar de moreno eu não gosto, eu sou preto, eu sou negro", continuou Douglas. 

Em seguida, ela quis saber qual a diferença entre chamar de 'preto' e chamar de 'negro'. "Tem explicações de raça, etnia e outra de cor. Preto é cor, negro é raça, mas aí depois tem uma associação da palavra negro", explicou Douglas, pacientemente.

Naiara contou que sempre encontra "pessoas de diferentes militâncias" e, por isso, fica confusa quanto a forma com que deve tratar as pessoas. O líder da semana e Scooby disseram que tudo depende da intimidade que se tem. 

"Aí rola a intimidade, rola o conhecimento. Eu não te conheço. Aí você falar: 'Ah, o preto falou'. Opa, não te conheço, você não tem intimidade", avaliou Douglas. "Até porque todo mundo tem nome. Se tu não conhece o cara, você fala 'o cara que tá com short laranja', 'o cara que é barbudo'...", disse o surfista.

A sertaneja interrompeu e disse que não estava falando nesse sentido, mas sim buscando "aprender por conhecimento". Foi aí que Douglas ressaltou que não está ali para ensinar ninguém. "Nesse momento aqui, eu não vou te ensinar pro resto da vida. Quando você sair daqui, pesquisa mais. Quantas pessoas pretas tem no seu círculo de vida?", disse, induzindo Naiara a refletir.

DESCULPAS

Momentos depois, Arthur, que acompanhou o papo, alertou Naiara que o assunto em questão é incomodo para o ator. Desta forma, ela foi até o quarto do líder para se desculpar pela situação. 

"Queria dizer que eu acho você um cara incrível, senti intimidade de falar com você, porque achei você um cara super sábio. Ele (Arthur) tocou num ponto comigo, falando, 'Acho que o Douglas ficou incomodado, com você ter perguntado para ele. As pessoas não têm que ficar explicando'. Eu não te pedi uma explicação, pedi um ponto de vista seu", justificou a cantora. 

Douglas logo a abraçou e garantiu que não ficou incomodado. "É que realmente, não é um assunto que só me diz respeito", explicou o líder. Naiara, então, afirmou que o buscou para entender mais sobre ele.  

"Beleza, o que quiser falar, pode falar comigo. Eu tô sempre aberto (...) Não fiquei chateado, incomodado. Eu queria tentar explicar para tentar sanar sua dúvida, mas para deixar claro para você, porque sei lá, vai que eu falo algo, você entende de um jeito, e não é a verdade. Mesmo explicando para você, não é só para você. É para o Brasil", finalizou.