AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
BBB / BBB21

Cancelamento no 'BBB21': o que significa a expressão mais utilizada no reality show?

“É necessário mostrar aos filhos que a empatia resolve muitos conflitos", explica jornalista

ROBERTA CERASOL Publicado em 24/04/2021, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Karol Conká foi uma das participantes "cancelada" pelos telespectadores do 'BBB21' - Globo
Karol Conká foi uma das participantes "cancelada" pelos telespectadores do 'BBB21' - Globo

No BBB21, fala-se muito em ‘cancelamento’ e meu filho de 14 anos também usa a expressão. O que é isso, afinal?, S.C., por email.

Cancelamento é uma palavra que vem sendo muito usada nos últimos tempos e se tornou mais evidente com o BBB21.

Vale saber o cancelamento foi criado para dar destaque às causas sociais e de meio ambiente. Ou seja, alguém que tem rede social e vê algo que considera errado, faz um vídeo ou uma foto, posta e marca a empresa como forma de denúncia. Isso gera compartilhamentos, viraliza e a empresa é obrigada a se posicionar para evitar um desgaste ainda maior de sua imagem. Só que a prática não ficou restrita às empresas.

Pulou para a esfera pessoal, e quer dizer: linchamento virtual. Ah, mas linchamento é uma palavra forte! E cancelamento, não? “Cancelar uma pessoa”, como fizeram com o ator Lucas Penteado no programa é o quê? É a lei do olho por olho, dente por dente. E é também uma bola de neve! Porque uma
de suas maiores algozes, a cantora Karol Conká, saiu com 99,17% dos votos, perdeu contratos de trabalho e foi cancelada pelo público.

Se a agressão do cancelamento ensina algo a alguém? É uma lição pesada demais para servir de aprendizado. A “popularização” dessa cultura do cancelamento deve servir de estímulo para os pais conversarem com seus adolescentes, falarem sobre como seria desgastante se, a todo erro, houvesse uma
punição desse tamanho.

Até que ponto as pessoas têm se achado donas da verdade, juízes capazes de julgar, condenar e aplicar a pena ao “réu” em questão? É necessário mostrar aos filhos que a empatia resolve muitos conflitos. As pessoas erram, acertam, se arrependem ou continuam errando. Mas são pessoas.

É preciso mostrar as atitudes erradas, dizer a forma certa de fazer, porém com diálogo, o mínimo de tolerância e o máximo de respeito. Sempre!