AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
BBB / ENTENDA!

Wanessa Camargo diz que está em 'processo de afrobetização'; entenda o termo

'Processo de afrobetização' de Wanessa Camargo gerou críticas nas redes sociais

A cantora foi acusada de racismo durante o BBB 24. - Reprodução
A cantora foi acusada de racismo durante o BBB 24. - Reprodução

Wanessa Camargo deixou o BBB 24 com algumas polêmicas na bagagem: além da expulsão, ela foi acusada de racismo contraDavi Brito. Porém, no dia da coroação do campeão da temporada, a cantora afirmou estar passando por um 'processo de afrobetização'.

O termo em questão foi usado na postagem em que ela anuncia sua nova música. Antes, a artista, de 41 anos, refletiu sobre sua saída do reality: "Fui bombardeada de informações e cobranças. Precisei de um tempo para me organizar e entender a dimensão de tudo que tinha acontecido", iniciou.

Wanessa afirmou ter buscado profissionais que pudessem ajudá-la: "Tenho refletido muito sobre diferentes aspectos da minha vida. Foi assim que iniciei meu processo de afrobetização. Me refaço enquanto pessoa e artista. Reconheço minhas falas e atitudes, mas acredito em uma reconstrução por meio do diálogo".

PROCESSO DE AFROBETIZAÇÃO

Apesar de ter falado sobre o aprendizado, a ex-sister não explicou o significado do termo. Por isso, muitos internautas se questionaram sobre o tema. Afinal, o que significa o "processo de afrobetização" pelo qual Wanessa passou?

A ativista e especialista em diversidade Carol Sodré, que foi a instrutora da famosa, foi quem explicou. A professora publicou um vídeo nas redes sociais em que detalhou o objetivo da criação do curso: oferecer ajudar às pessoas com dificuldades de entender questões raciais na sociedade.

Segundo Carol, a consultoria foi feita com outros mestres e doutores especialistas no tema étnico racial: "Estruturamos um plano que chamamos de afrobetização". Wanessa teria a procurado "um tempo depois da expulsão com interesse em participar do processo.

"De cara eu entendi que não seria um desafio simples, até porque estamos falando de algo a um nível nacional. Não sou de negar desafios, e sempre que uma pessoa pode buscar conhecimento, saibam que aqui é o lugar certo. Nunca vou negar conhecimento", explicou a professora. Veja:

REPERCUSSÃO

O tal processo de afrobetização, porém, não foi bem visto nas redes sociais. Prova disso é que não demorou muito para as críticas contra Wanessa se intensificarem, logo após a postagem. Diversos internautas detonaram o uso do termo.

"Tentar comercializar esse episódio deixa tudo pior…", apontou um perfil. Outro acrescentou: "A mulher tem 41 anos e tá metendo afrobetização... tem como não". Fred Nicácio, do BBB 23, também criticou: "Aulas de afrobetização. Eu já li de tudo, mas essa é nova”.