AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bebês / Herói!

Cachorro ucraniano ganha medalha de honra por farejar explosivos

Patron, o cão farejador, ganhou uma medalha do presidente da Ucrânia

Da Redação Publicado em 09/05/2022, às 17h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Patron é um Jack Russell terrier e tem dois anos e meio - Facebook/Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia
Patron é um Jack Russell terrier e tem dois anos e meio - Facebook/Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia

O cachorro ucraniano Patron recebeu uma grande homenagem do presidente do país, Volodymyr Zelensky, por seus esforços durante a guerra contra a Rússia. O pet, que ficou famoso por farejar bombas estrangeiras, ganhou até uma medalha de honra por sua contribuição.

O animalzinho, que é um Jack Russell terrier e tem dois anos e meio, foi até a capital da Ucrânia, Kiev, ao lado de seu dono e adestrador, Myhailo Iliev, para receber a honraria.

Segundo a National Public Radio, rádio pública dos Estados Unidos, Patron atua com o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia para farejar os explosivos não ativados que foram deixados para trás durante os ataques russos.

Ainda de acordo com a rede, o cachorrinho foi responsável por neutralizar mais de 90 dispositivos desde o início da guerra, em fevereiro deste ano, se tornando um verdadeiro herói nacional. A cerimônia, segundo a BBC, aconteceu no último domingo (8) e contou com um belo discurso do presidente ucraniano.

"Hoje, eu quero premiar os heróis ucranianos que estão limpando nossas minas. E, junto de nossos heróis, há um pequeno e maravilhoso sapador [soldados voltados à engenharia militar], Patron, que ajuda não apenas a neutralizar explosivos, mas também a ensinar nossas crianças sobre as regras de segurança necessárias em áreas onde há ameaça", disse Zelensky, segundo a agência de notícias Reuters.

Em abril deste ano, o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia divulgou algumas fotos de Patron enquanto a patrulha buscava por explosivos nas regiões afetadas. Os registros encantaram o público, tornando o cãozinho famoso não apenas por seu incrível trabalho pelo país, como também por sua fofura.