AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bebês / Saúde

Sorvete nos dias frios pode causar gripe e resfriados?

Fomos tirar essas e outras dúvidas com uma nutricionista

Da Redação Publicado em 14/02/2022, às 08h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sorvete é uma delícia, mas com parcimônia. - Amy Vann/Unsplash
Sorvete é uma delícia, mas com parcimônia. - Amy Vann/Unsplash

Para quem ama um belo sorvete, todo dia é uma oportunidade de tomar a iguaria, não importa o tempo que está fazendo. E uma das principais afirmações sobre o assunto é que tomar sorvete nos dias frios pode causar gripe e resfriados. Mas será que isso é verdade?

AnaMaria Digital foi conversar com a nutricionista Ana Beatriz Golvin Schwan, parceira da marca Perfetto, e descobriu que isso é um belo de um mito. "O que causa gripes e resfriados é a infecção por vírus, independente da temperatura do dia ou do alimento", esclarece.

Só não pense que a vida está ganha para quem ama essa iguaria. Isso porque, segundo a nutricionista, sorvetes e picolés industrializados devem ser consumidos com moderação, devido a presença de aditivos alimentares, como corantes, aromatizantes, conservantes e adoçantes.

"Estes aditivos em excesso podem ser prejudiciais à saúde. Alguns estudos mostram relação do consumo excesso de aditivos alimentares com: alergias, hiperatividade e até mesmo câncer", conta Beatriz.

E AS CRIANÇAS?

Sim, é tudo muito delicioso, mas sabia que não é indicado dar sorvete para menores de dois anos? Tudo culpa do açúcar presente no alimento. O Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos, inclusive, sugere que não seja oferecido nenhum tipo de açúcar (branco, mascavo, cristal, demerara, açúcar de côco, xarope de milho, mel, melado ou rapadura) para essa faixa etária. "Além disso, sorvetes também costumam ter aditivos alimentares, como corantes e aromatizantes, que também não devem ser consumidos por este grupo", ressalta Beatriz.

E quando eles podem, finalmente, experimentar sorvete? A iguaria pode ser oferecida em pequenas porções a partir de 2 anos de idade, só evite o excesso por conta do combo açúcar, gorduras e aditivos alimentares. "Uma porção de aproximadamente 60g (1 bola) pode ser oferecida em determinadas ocasiões, mas não no dia-a-dia da criança", orienta a nutricionista.

Ela, aliás, dá uma dica bem legal para fazer sorvete em casa: congelar frutas como banana, morango e manga, bater no liquidificador com leite e levar ao freezer. Anote aí essa sugestão!