AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bebês / Cozinha afetiva

Tem criança na cozinha: veja os benefícios de introduzir os pequenos na culinária

Com o crescimento deles, ainda surgem novas possibilidades de aprendizado

*Dra. Renata Aniceto, colunista de AnaMaria Publicado em 19/03/2021, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vamos colocar essas mãozinhas para trabalhar? - Pixabay
Vamos colocar essas mãozinhas para trabalhar? - Pixabay

A cozinha, espaço que costumamos chamar de "coração da casa", não poderia ser mais lúdica e educacional para as nossas crianças. Lá, verdadeiras mágicas e químicas acontecem.

No início do processo de alimentação complementar, este é o espaço das experimentações e dos estímulos sensoriais. Isso porque cheiros, sabores, cores e texturas impregnam os pequenos cérebros de informações importantes, que irão ter função ativa na relação desenvolvida com a comida e consequentemente nos hábitos alimentares futuros. 

Para oferecer as primeiras refeições, podemos iniciar colocando o bebê no colo, uma escolha mais empática, e depois ir transferindo para o cadeirão ou a cadeira de alimentação. O importante é que exista um ritual, um compasso diferente que marque este momento.

Rituais mostram rotinas e isso melhora as escolhas alimentares das crianças e adolescentes. Com o crescimento deles, porém, novas possibilidades surgem e quanta diversidade de aprendizado podemos oferecer. Veja só:

Matemática: contagem dos ingredientes;
Português: leitura dos rótulos e receitas
História: a cultura alimentar dos povos através da história da humanidade
Geografia: alimentos regionais
Inglês: receitas traduzidas
Sociologia: preço e hábito de consumo dos alimentos
Biologia: técnicas de plantio, corpo humano e sistema digestivo
Física: estado da matéria
Sociologia: desenvolvimento econômico e consumo
Química: ah, química é o que mais fazemos... Cozinhar é a arte de transformar!

Além de desenvolver respeito à terra e ao alimento por ela gerado, estas crianças terão oportunidade de desenvolver consciência alimentar. E comer com consciência é um grande passo na prevenção de doenças.

Segundo o artigo publicado na revista Appetite, em janeiro de 2020, pais que cozinham mais têm filhos consumindo menos alimentos ultraprocessados, promovendo assim, mais saúde e bons hábitos alimentares para a família. Portanto, a escolha de estilo de vida é familiar.

MÃOS NA MASSA
Devemos fazer um exercício de separar alguns minutos na semana para irmos para a cozinha com os pequenos e não só preparar pratos gostosos e divertidos, como ensinar diferentes propostas aos nossos filhos.

Trago para vocês receita para uma interação entre adultos e crianças na cozinha. Fácil, rápida e saborosa, além de substituir de maneira leve e saudável alguns dos alimentos ultraprocessados típicos de consumo na infância.

NUGGETS DE FRANGO E ABOBRINHA


Foto: Arquivo pessoal

Ingredientes:

  • 600 Gramas de peito de frango moído
  • 1 unidade de ovo
  • 1 unidade pequena de abobrinha ralada
  • 1 unidade média de cenoura ralada (fino)
  • 2 dentes de alho picado
  • 1 ½ xícara (chá) de farelo de aveia
  • ½ talo de salsão picado
  • Pitada de sal a sua escolha
  • 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado


Para empanar:

  • 1 unidade de ovo
  • ½ xícara (chá) de aveia em flocos finos
  • 3 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • ½ colher (sopa) de açafrão da terra em pó
  • Sal a gosto

Modo de preparo:
Em um bowl, misturar todos os ingredientes da massa, moldar com o auxílio de uma colher e, depois, achatar as bolinhas formando um nuggets. Reservar na geladeira.

Em um prato, quebrar um ovo e bater com um garfo. Em outro prato, misturar o restante dos ingredientes para empanar. Retirar o nuggets da geladeira, passar no ovo e após na mistura seca.

Assar em forno pré-aquecido (180),por 30 minutos ou até dourar, virando na metade do tempo. Servir. Pode ser feito na frigideira ou na air fryer

DRA. RENATA ANICETO (CRM 88006) é médica formada pela Faculdade de Medicina do ABC, pediatria e hematologista pela FMUSP/SP. Aqui em AnaMaria digital escreve sobre medicina culinária, nutrição afetiva e estilo de vida na Infância. Instagram: @ligadacozinhaafetiva