AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Beleza e Estilo / Skincare

Niacinamida: Veja 4 motivos  para começar a usar na sua pele

Conhecida como vitamina B3, a Niacinamida é responsável por trazer diversos benefícios à pele

Da Redação Publicado em 28/04/2022, às 12h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Unsplash
Unsplash

Se você é uma daquelas pessoas que ama cuidar da pele, deve ter notado um ativo que vem chamando a atenção das apaixonadas por skincare: a niacinamida. Conhecida como vitamina B3, o ativo é responsável por trazer diversos benefícios à pele: possui ação calmante, promove a redução do aparecimento de manchas, rugas, e acne. O composto é versátil e vai bem em praticamente todos os tipos de pele, até nas mais sensíveis.

Karina Soeiro, mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP e consultora em desenvolvimento de dermocosméticos, explica para AnaMaria Digital que os estudos vêm demonstrando que essa substância tem um grande potencial para tratamento de diversas doenças cutâneas e alterações estéticas, além de ajudar na prevenção do câncer de pele.

"A vitamina B3 é multifuncional e sua aplicação dentro do arsenal dermatológico é amplo e tão seguro que pode ser utilizado inclusive por mulheres grávidas, tanto para o tratamento de manchas (pois atua diminui a produção e migração de melanina, pigmento que dá coloração e causa o melasma) como também para tratamento de acne (atua diminuindo a produção de sebo)", ressalta a especialista.

Além disso, a niacinamida quando utilizada em cremes, séruns ou loções fortalece a barreira da pele contribuindo com a hidratação promovendo assim uma pele macia, suave e com aspecto mais jovial.

VANTAGENS

É possível encontrar a niacinamida em diversos produtos dermocosméticos. Uma vantagem das formulações com a niacinamida é que o ativo não se degrada com a exposição à luz solar ou ao calor, como pode acontecer com outras vitaminas não tão estáveis como a vitamina C. "O ativo pode ser combinado com diversos outros ingredientes, como retinol, ácido hialurônico, peptídeos e antioxidantes, em geral, para potencializar o tratamento da pele”, explica a especialista.

Os benefícios da nicotinamida são inúmeros e, para incentivar você a incluir o ativo em sua rotina de cuidados com a pele, AnaMaria Digital lista quatro benefícios do ativo, que pode ser usado de forma sistêmica ou tópico por meio de cremes, loções, géis e pomadas para manter a pele bonita e saudável durante todo o verão. 

Auxilia no tratamento de desordens cutâneas como dermatite atópica: A Niacinamida possui ação anti-inflamatória, antipruriginosa (diminui a “coceira”) e reforça a barreira cutânea. Todos esses aspectos estão relacionados a diversas doenças de pele incluindo a dermatite atópica.

Combate o Melasma:  A vitamina B3 atua no tratamento das manchas de pele através da diminuição da migração da melanina produzida dos melanossomas (vesículas onde esse pigmento é produzido) para os queratinócitos (células superficiais da pele), além disso, a Niacinamida comprovou ser aliada dos fotoprotetores na prevenção do dano causado pelos raios UVA e UVB, que são importantes causadores das manchas, envelhecimento e cânceres na pele.

Combate à acne:  a niacinamida é uma alternativa no tratamento tópico da acne leve a moderada,  pois auxilia na redução da inflamação, no controle da população da bactéria causadora da acne (Cutibacterium acnes), diminui a produção de sebo  e atua prevenindo e tratando as manchinhas que podem aparecer depois das lesões (a hiperpigmentação pós-acne). 

Reduz os danos da luz azul: a niacinamida ajuda a reduzir a produção de radicais livres, do melasma e do envelhecimento precoce, danos causados pela luz azul (iluminação emitida pelos aparelhos eletrônicos como tablets, computadores, notebooks, smartphones, televisão e luzes artificiais), devido sua elevada ação antioxidante. Além disso, para evitar esses danos também é importante usar o protetor solar diariamente, mesmo em ambientes internos.