AnaMaria

Saiba tudo sobre Botox

O botox deve ser usado com planejamento e por profissionais

Karla Precioso Publicado em 05/03/2022, às 15h00

Saiba tudo sobre botox - Unsplash
Saiba tudo sobre botox - Unsplash

A técnica não é nova e é a primeira a ser lembrada quando o assunto é rejuvenescimento. No entanto, muita gente ainda tem receio de se entregar ao botox. A repórter Roseane Santos era uma delas. Às vésperas de completar 52 anos, resolveu experimentar e procurou Ellen Bundzman, dentista especializada em harmonização orofacial, do Rio de Janeiro, para se dar de presente um rosto mais jovem.

“Algumas rugas começavam a me incomodar, principalmente na região dos olhos – os famosos pés de galinha. Confesso que nem queria mexer na testa, porém acabei me rendendo... Minha intenção era ter um resultado com aspecto natural”, conta. E foi o que aconteceu: o rosto ganhou um ar mais leve, diminuindo as rugas ao redor dos olhos e suavizando as marcas de expressão entre as sobrancelhas. A profissional esclarece as dúvidas a respeito do procedimento.

Antes e depois da jornalista
Antes e depois do botox em Roseane Santos- Divulgação

Algumas pessoas ainda têm preconceito contra o botox. O que podemos esperar dessa técnica e o que ela não pode realmente atender?
A toxina botulínica tem sido usada mundialmente há mais de 20 anos tanto terapeuticamente quanto
na estética facial. Sua segurança e eficácia na prevenção e redução de rugas de expressão já está
comprovada cientificamente. É uma técnica minimamente invasiva em que a substância é aplicada com agulhas finíssimas, em pequenas quantidades e em pontos específicos.

Como resultado após alguns dias se observa um relaxamento da musculatura da mímica facial, semblante menos contraído e redução das rugas de expressão.


Há quem diga que a aplicação de botox faz ‘perder’ as expressões naturais do rosto. Isso realmente pode acontecer?
Com a técnica e doses corretas, não. Por isso a importância de se procurar um profissional habilitado.


Existem outras técnicas rejuvenecedoras que podem ter efeito próximo ao botox?
Existem inúmeras técnicas de harmonização orofacial, porém nenhuma produz o efeito do botox
de reduzir a contração muscular.

E o valor do tratamento?
A aplicação de toxina botulínica hoje em dia é um dos tratamentos mais procurados por ser praticamente indolor e minimamente invasivo, além de ter um valor acessível. Alguns profissionais cobram por áreas ou pontos aplicados, o que pode facilitar na hora de precificar. Além disso, há muitas marcas comerciais excelente além do Botox (R), que abrem o mercado e a disputa de valores.


É possível fazer preenchimento e aplicação de botox em uma única sessão?
Vale enfatizar que a função do botox não é preencher, e sim evitar que os músculos contraiam excessivamente. E ele pode, sim, ser feito associado a outros tratamentos e numa mesma sessão.


Quais outros tratamentos estéticos podem auxiliar no botox?
É importante dizer que o indicado é preparar a pele antes da aplicação do botox. Existem várias terapias, como microagulhamento, hidratação com ácido hialurônico, laserterapia e
peelings, por exemplo.

Existe hora certa para começar a usar o botox?
Ele pode ser usado de forma preventiva antes de as rugas ficarem evidentes e como marcas constantes – o que chamamos de rugas estáticas. Então, dependendo do grau de contração muscular, pode ser indicado em pacientes jovens a partir dos 21 anos para a prevenção de rugas. O botox também pode ser usado terapeuticamente para tratamento de bruxismo, sorriso gengival e inúmeras outras indicações a partir da infância.


O efeito é definitivo?
Não, ele dura de quatro a oito meses, dependendo da força de contração muscular de cada indivíduo. Mas, à medida que a pessoa vai fazendo periodicamente, os músculos ficam relaxados e a tendência é acabar enrugando menos.


Quais os cuidados após a aplicação?
Evitar abaixar a cabeça durante 4 horas após a aplicação, não massagear a área e nem fazer exercício físico durante 24 horas. O efeito do botox começa a aparecer após alguns dias e atinge o máximo após 14 dias.