AnaMaria

Separamos 5 dicas para te ajudar a manter os cabelos hidratados

Tricologista recomenda criar sua rotina de cuidados com os fios

Da Redação Publicado em 15/02/2022, às 09h00

Apesar de relaxante, a água quente pode prejudicar muito a saúde dos seus fios. - Tamara Bellis/Unsplash
Apesar de relaxante, a água quente pode prejudicar muito a saúde dos seus fios. - Tamara Bellis/Unsplash

Antes de mais nada, já avisamos: para manter os cabelos sempre hidratados e impecáveis é necessário criar uma rotina de cuidados com os fios. Com um pouco de dedicação, crie seus hábitos e terá fios macios, sedosos e hidratados. Pelo menos é o que garante a tricologista Viviane Coutinho, membro-docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT).

A pedido de AnaMaria Digital, ela separou 5 dicas para manter seus cabelos hidratados. Confira!

  1. EVITE LAVAR OS CABELOS COM ÁGUA QUENTE

Apesar de relaxante, a água quente pode prejudicar muito a saúde dos seus fios, pois agride e resseca o cabelo, prejudicando a hidratação e o brilho natural. "Então, tome esse cuidado na sua rotina com os fios. Prefira lavar os cabelos com a água mais fria, ajudando assim a selar as cutículas e mantendo os fios bonitos e hidratados”, explica ela.

  1. DIMINUA O USO DE FONTES DE CALOR

“Seja secador, chapinha, babyliss ou qualquer fonte de calor, até mesmo a exposição excessiva ao sol forte retém muito a umidade do cabelo. O uso excessivo de calor nos fios podem provocar falta de hidratação, e problemas como perda de viço e brilho e alteração da estrutura do fio, que pode ser quebrado mais facilmente”, sugere.

  1. BEBA ÁGUA E ALIMENTE-SE BEM

Para ativar a hidratação dos cabelos de nada importa cuidar apenas dos fios, se você não se hidratar de dentro para fora. Consuma bastante água em sua rotina, pelo menos 2 litros por dia; aliado também à uma alimentação saudável, com todos os nutrientes e vitaminas necessários para deixar seus cabelos com uma aparência mais saudável.

  1. EVITE INTERVENÇÕES QUÍMICAS

“O uso de químicas são a maior causa de ressecamento dos fios. Por isso, se possível, evite o excesso de procedimentos. As tinturas, luzes e progressivas podem desidratar o seu fio e deixá-lo com aparência opaca e sem vida. Por isso, crie uma rotina mais natural, e lembre-se de hidratar seus fios com frequência”, recomenda Viviane.

  1. ADOTE O CRONOGRAMA CAPILAR

“O cronograma capilar é uma agenda de tratamentos que auxilia as necessidades que o nosso cabelo precisa para estar mais bonito e saudável, e isso inclui rotinas de hidratação, nutrição e reconstrução. Criar esse hábito é uma aposta certa em bons resultados para seus fios”, finaliza.