AnaMaria
Beleza e Estilo / Lindíssima

Sono da beleza: 6 rituais para adotar antes de dormir

Especialista lista dicas de como criar uma rotina diária para cuidar da pele e corpo de forma saudável

Da Redação Publicado em 17/04/2022, às 08h00

A rotina skincare virou febre entre homens e mulheres. - Amy Treasure/Unsplash
A rotina skincare virou febre entre homens e mulheres. - Amy Treasure/Unsplash

Os cuidados com o corpo e a pele não devem ser esquecidos durante o período noturno. E inserir alguns hábitos simples na rotina antes de ir dormir pode fazer toda a diferença na aparência. Retirar a maquiagem do rosto, lavar a pele e manter hidratada fazem parte do ritual que ajudam a manter a pele saudável. Esses hábitos se tornaram ainda mais frequentes na pandemia, quando a rotina skincare virou febre entre homens e mulheres.

Segundo Aline Caniçais, especialista dermatofuncional da HTM Eletrônica, durante a noite, o metabolismo das células da pele aumenta. “Ela absorve mais e melhor os nutrientes do que em qualquer outro período do dia. Além disso, à noite a pele se recupera das agressões sofridas durante o dia por causa de sol, vento, poluição, frio, entre outros”, explica.

Pensando nisso, AnaMaria Digital separou, com a ajuda da especialista, 6 dicas de beleza para colocar em prática antes de dormir:

Lave o rosto e retire a maquiagem

O primeiro passo da rotina de skincare deve ser retirar toda a maquiagem e limpar qualquer resíduo de produtos, poluição, fumaça de cigarro ou outras impurezas que atingem a pele ao longo do dia. O acúmulo de sujeira atrapalha o processo de regeneração da pele e impede que ela absorva os produtos de skincare.

Hidrate a pele antes de dormir

Uma vez que a pele esteja limpa, esse é o melhor momento para uma hidratação facial. Um bom hidratante é essencial para manter o viço da pele. Algumas fórmulas ainda contém ingredientes nutritivos, que ajudam a manter a função das células. Escolha um hidratante de acordo com o seu tipo de pele e orientado por um profissional.

Não esqueça os joelhos e cotovelos

Para uma hidratação da cabeça aos pés, não se esqueça das áreas mais ásperas e secas do corpo, como joelhos, calcanhares e cotovelos. Essa é a hora de aplicar cremes mais consistentes com ativos hiperidratantes e nutritivos - como manteigas e óleos naturais - em regiões como joelhos, calcanhares e cotovelos.

Deixe os lábios bem macios

Não economize no lip balm - hidratante labial que garante benefícios diários - antes de dormir se a intenção for despertar com os lábios bem hidratados. Escolha um que possua textura mais grossa e ativos potentes para deixá-los macios.

Preserve as áreas delicadas

A área dos olhos merece uma atenção especial, pois é uma região de pele muito delicada. Além disso, é a área que primeiro envelhece. Hidrate bem a área usando cremes específicos para essa região. É possível também fazer compressas com chá de camomila geladinho. Você pode usar os saquinhos de chá diretamente no rosto, ou lançar mão de um algodão embebido no líquido. Apenas 15 minutinhos são necessários para que a camomila faça efeito na pele.

Madeixas hidratadas antes de dormir

Qualquer que seja o tipo de cabelo pode se beneficiar de uma hidratação express. Na verdade, ao passar óleo essenciais no cabelo, antes de dormir, a sensação vai ser de uma rápida hidratação, mas, na verdade, o produto passará horas nos seus fios. O que é ótimo para melhor absorção e resultado. Já no caso de quem tem cabelos oleosos, precisa lavar pela manhã. Um detalhe importante: os óleos precisam ser vegetais, que conseguem nutrir os fios. Já os minerais criam uma capa protetora no fio, evitando que nutrientes entrem.