AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Beleza e Estilo / Dicas de moda corporativa

Tênis no trabalho: como aliar conforto e estilo em ambiente corporativo

Especialista indica quais modelos de tênis são ideais para montar um visual formal e descontraído para o trabalho

Da Redação Publicado em 19/03/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um modelo de calçado que já fazia muito sucesso e hoje está em alta é o All Star - Pixabay/Greyerbaby
Um modelo de calçado que já fazia muito sucesso e hoje está em alta é o All Star - Pixabay/Greyerbaby

Há tempos, o tênis deixou de ser sinônimo de um item exclusivo para prática de atividades físicas. Atualmente, em um mercado vasto e diversificado, o calçado se tornou aliado para manter o estilo e conforto em diferentes ocasiões. Como no caso das mulheres, que em um ambiente corporativo, por exemplo, tinham que usar saltos em grande parte do tempo, com o objetivo de manter uma vestimenta sofisticada.

Com modelos de salto alto, médio e baixo, sem cadarço, adereços, como fivelas e cores de diferentes tonalidades, o tênis é uma aposta para um look formal e, ao mesmo tempo, despojado. De acordo com Michelle Castro, influenciadora de moda corporativa, o tênis se tornou um ‘coringa’ no vestuário da mulher.

“O calçado pode ser usado no trabalho e, em seguida, incorporado a um happy hour. Por trazer conforto, é um aliado e tanto na rotina diária. Apostar em um tênis de cor mais neutra, como o off white, transforma um look mais sério em uma composição atual, leve e descontraída, por exemplo. Cores de paleta pastel são mais indicadas para não sobrepor as roupas e acabar sendo uma opção certeira no visual”, detalha a parceira da 5àsec.

Segundo a consultora, outro modelo de tênis que combina com as composições formais são aqueles com solados aparentes. Com este tipo de calçado, o indicado é usar com calças mais modernas, como pantalona e pantacourt. Neste último caso, é possível apostar em modelos de tênis que deixem o peito do pé à mostra e que permitem alongar a silhueta da mulher.

“Além das calças, o tênis também combina com bermudas de alfaiataria e vestidos, pois quebra um pouco da formalidade da composição. Um modelo de calçado que já fazia muito sucesso e hoje está em alta é o All Star, que pode ser um coringa e que transita perfeitamente entre todas as opções de roupas, cabendo em look com calças, bermudas, vestidos e saias, além de ter uma variedade de cores e tipo de materiais, como o couro”, comenta Michelle.

Para deixar o visual mais completo, lembre-se dos acessórios que trazem um visual mais harmônico para a composição. As semijoias são alternativas para valorizar ainda mais a imagem. Brincos e colares grandes são ideais para trazer um ponto de destaque na vestimenta. Neste caso, é recomendado usar as peças com roupas de cores lisas.

Esta dica também vale para os tênis. Evite as estampas para não tumultuar e criar ‘brigas’ entre as tendências. Outra dica é usar lenços para incrementar o visual, principalmente nas bolsas, para criar uma combinação que seja aliada à tendência e, ao mesmo tempo, seja funcional.