AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Beleza e Estilo / Cabelos

Veja quais são os 5 principais erros na hora de usar o condicionador

Especialista indica modos de como cuidar dos fios sem causar danos com o uso de determinados produtos

Da Redação Publicado em 26/04/2022, às 17h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Descubra como lavar o cabelo da maneira mais correta. - Christopher Campbel/Unsplash
Descubra como lavar o cabelo da maneira mais correta. - Christopher Campbel/Unsplash

A hora da higienização é fundamental para quem não abre mão dos cuidados com os cabelos. E nessa hora, além do shampoo, o condicionador é um passo essencial no processo. O que muitas pessoas nem imaginam é que estão cometendo alguns hábitos errados básicos na hora de usar o famoso condicionador.

AnaMaria Digital conversou com a tricologista Viviane Coutinho e te mostra quatro erros e como corrigir isso. Confira!

1- Utilizar a fórmula errada para seu tipo de cabelo

Quem tem cabelos finos e lisos, que distribuem os óleos naturais mais facilmente, por exemplo, não deve apostar nas fórmulas muito densas, já que isso vai pesar os seus cabelos. Do outro lado, de nada adianta usar um condicionador muito leve, específico para cabelos finos, em fios extremamente danificados. "Deve-se sempre procurar o produto que melhor corresponde às necessidades dos fios, além de usar também o shampoo da mesma linha, para garantir um resultado ainda melhor”, explica a médica.

2- Esfregar os fios ao aplicar o produto

Outro erro bastante cometido é aplicar o produto esfregando as pontas para que ele "penetre" a fibra. Além de danificar as mechas, pode formar nós que promovem a quebra dos fios. O ideal, segundo Viviane, é massagear delicadamente o condicionador nos fios, com especial atenção para as pontas, que costumam ser mais danificadas.

3- Aplicar condicionador no couro cabeludo

Muitas pessoas ainda aplicam o condicionador no couro cabeludo, sem saber que isso pode trazer vários problemas, como disfunções que desequilibram a pele do couro cabeludo. O correto é aplicar apenas no comprimento, da altura da orelha para baixo, evitando a raiz.

"Existem condicionadores voltados para o couro cabeludo, mas não são esses encontrados facilmente em farmácias e supermercados, e devem ser usados apenas com a prescrição de um profissional", conta Viviane. 

4- Usar o produto como creme de pentear

Não se deve deixar o condicionador no cabelo depois da lavagem, considerando que ele foi formulado para ser enxaguado totalmente a cada uso. Usá-lo como creme de pentear, assim, pode causar coceiras e até mesmo acne, quando em contato com a pele.

"Ao usar o condicionador, retire todo o produto na lavagem e, apenas após esse processo, aplique o creme de pentear específico para o seu tipo de cabelo”, ressalta.  

5 - Deixar agir por mais tempo do que o necessário 

Respeite sempre o tempo de ação indicado na embalagem pelo fabricante. Deixar o condicionador por mais minutos do que o indicado pode gerar quebra nos fios, já que eles tendem a sobrecarregá-los. "Também tenha cuidado para não exagerar na quantidade do produto e nunca deixe de retirar o condicionador no banho por completo, pois se não os fios ficaram pesados". finaliza.