AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Xampu a seco funciona mesmo? Veja algumas dicas

Especialista explica o efeito que o xampu a seco proporciona aos fios

Raquel Borges Publicado em 07/08/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Especialista explica o efeito que o xampu a seco proporciona aos fios - Pixabay/UniqueMarfa
Especialista explica o efeito que o xampu a seco proporciona aos fios - Pixabay/UniqueMarfa

O funcionamento do corpo reage diretamente ao aumento da temperatura, fazendo com que a circulação sanguínea seja ampliada. Com isso, a produção de sebo na pele e couro cabeludo tendem a aumentar nos dias mais quentes. O resultado? Fios mais oleosos. 

O xampu a seco é uma boa solução para que os fios ganhem um visual leve e solto em instantes. Segundo o visagista e tricologista, Gil Britto, o produto, na verdade, serve para qualquer tipo de cabelo: “Ele proporciona aos fios um aspecto limpo instantaneamente, no entanto, não pode substituir o uso do xampu líquido tradicional”, alerta.

O QUE É E PARA QUE SERVE?

O xampu a seco é um tipo de xampu em spray que não molha os fios e é aplicado através de jatos em pó. A principal função é absorver a oleosidade das mechas, deixando os cabelos como se estivessem recém lavados.

COM QUE FREQUÊNCIA USAR?

Por mais que o produto atue de maneira superficial e não penetre no fio, o ideal é que seja usado, no máximo, de duas a três vezes por semana.

CONTRAINDICAÇÃO

O uso esporádico do xampu a seco não tem nenhuma restrição. “Ele não deve ser usado com uma frequência super alta em nenhum tipo de cabelo, e sim pontualmente. Cabelos saudáveis ou com algum problema, como queda e caspas, podem receber aplicação do xampu seco”, analisa.

COMO APLICAR

Basta virar os cabelos para baixo, aplicar o produto na raiz e balançar com os dedos até que os fios estejam soltos:

  • Agite a embalagem por alguns segundos;
  • Divida o cabelo em mechas;
  • Aplique o produto na raiz a uma distância de 20 cm;
  • Massageie a raiz para que o produto se espalhe;
  • Escove os cabelos para remover o excesso de pó dos fios.

DICAS EXTRAS: vale caprichar na aplicação onde a oleosidade é mais intensa, como nas laterais da raiz do cabelo, por exemplo. E é importante respeitar o espaço de 20 cm de distância do couro cabeludo para não criar o aspecto de cinza nos fios e também para não acumular produto no couro cabeludo, conquistando um aspecto indesejável. Após a aplicação, pode usar uma escova raquete para espalhar melhor o produto nos fios.

É SÓ PARA CABELO OLEOSO?

Não! “O efeito de cabelo limpo é momentâneo e pode ser usado em todos os tipos de cabelos. É um truque excelente para aqueles dias em que se precisa ter um cabelo com aspecto limpo, mas foi pega de surpresa. Um produto de bolsa que homens e mulheres devem ter”, sugere Gil.