AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

11 dicas para cuidar da pele no calorão

O dermatologista Daniel Dziabas ensina a manter corpo e rosto nos trinques durante o período mais quente do ano

Ana Bardella Publicado em 26/01/2017, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
11 dicas para cuidar da pele no calorão - Shutterstock
11 dicas para cuidar da pele no calorão - Shutterstock
1 Filtro solar não é só coisa de praia...
Passar protetor é fundamental durante o ano todo. No verão, nem se fala! Porque com o sol a pino a incidência de raios agressivos
aumenta, provocando o envelhecimento e a formação de manchas que podem evoluir para um câncer. E não adianta passar de qualquer jeito. Precisa ser, no mínimo, 15 minutos antes de se expor ao sol. Vai entrar na piscina, varrer o quintal ou estender a roupa no varal? O jeito é reaplicar a cada 2 ou 3 horas. Se for ficar em ambiente fechado, passe de manhã e um pouco antes da hora do almoço.


2 Cuidado com os multifuncionais!
Algumas bases, BB ou CC creams trazem a informação bem grande no rótulo: “Contém filtro solar”. Até dá para confiar, já que diversos fabricantes trazem produtos de qualidade para o mercado. O problema está na quantidade: maquiagem se passa pouquinho, para não ficar com o rosto muito pesado. Já os filtros solares são passados abundantemente, para garantir a proteção. Por isso, o ideal é não substituí-los.


3 Conheça a sua própria pele
Com certeza você já ouviu os termos “oleosa”, “mista” e “seca”. Essas são as três possíveis categorias para os diferentes tipos de pele. A primeira é marcada por uma produção maior de óleo. A segunda dá sinais de oleosidade apenas em locais específicos do rosto, na chamada “zona T” (que engloba a testa, o nariz e o queixo). Já a última apresenta sinais de ressecamento. Saber qual o seu tipo é fundamental, uma vez que os produtos indicados para cada uma são diferentes. Na dúvida, pergunte ao dermatologista.


4 Não descuide da hidratação
No inverno, como a pele tende a ficar mais ressecada, é comum o uso de hidratantes faciais e corporais. No verão, quando até os tipos mais secos passam a produzir maior quantidade de óleo, esse hábito pode ficar para escanteio. Grande erro! Independentemente do ressecamento visível, a hidratação com cremes, géis ou loções deve ser feita todo dia, após o uso do sabonete. Afinal, ao tirarmos a oleosidade e os resíduos de poluição, vai embora também o “manto de proteção” da pele. E esse é o melhor momento de hidratá-la. Tomou banho, passou hidratante. 


5 Espante a preguiça
Às vezes, bate aquele cansaço, mas separar uns minutinhos para tirar a maquiagem antes de dormir é importantíssimo! Ela obstrui a abertura dos poros, o que, a curto prazo, pode dar espinhas e, a longo prazo, favorece o envelhecimento.


6 De dentro para fora
Cuidar da dieta é fundamental para ter uma pele bonita. Alimentos amarelos e laranjas, ricos em vitaminas C e betacaroteno (como
mamão e cenoura) ajudam na produção de melanina, substância responsável por dar cor à pele. Eles ajudam você a se bronzear
sem ter vermelhidão ou descamação – com a ajuda do filtro solar, é claro. Já os alimentos ricos em açúcar aumentam a produção de
sebo. Evite!


7 Mate sua sede
A verdadeira hidratação chega à pele via corrente sanguínea. Para que ela aconteça de forma eficaz, precisamos ingerir de 2 a 4 litros de água, sucos, chás e frutas diariamente. Ainda mais em dias quentes, quando transpiramos e perdemos boa parte desses líquidos.


8 Cigarro: apague essa ideia!
Um dos malefícios do cigarro está relacionado ao envelhecimento da pele. Ele favorece o rompimento de fibras colágenas, deixando-a flácida. 


9 “Outro drinque? Não, obrigada”
Nessa época do ano, muita gente aumenta o consumo de bebidas alcoólicas, seja para comemorar a chegada do novo ano, seja para
matar a sede na praia. Mas, em excesso, elas favorecem um processo inflamatório no organismo, impedindo o renovamento da pele. 


10 Bora se mexer!
A atividade física libera um hormônio chamado “endorfina”, que faz bem para o corpo todo, inclusive para a pele. Só não vale sair para caminhar nos horários em que o sol está mais forte, hein? 


11Relaxe...
O estresse altera o metabolismo do corpo de maneira negativa e prejudica a elasticidade. Tranquilidade deixa linda!