AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Cabelo branco: o poder da sua beleza natural

Quer assumir os fios grisalhos? Saiba por onde começar e deixe-os bem-cuidados e saudáveis

Júlia Arbex Publicado em 13/04/2018, às 13h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quer assumir os fios grisalhos? - iSTOCK
Quer assumir os fios grisalhos? - iSTOCK

Antigamente, poucas mulheres assumiam os fios brancos, pois isso era um atestado de idade ou sinal de desleixo. Hoje em dia, essa postura mudou. Agora, é mais um estilo de vida e assumi-los representa atitude e muita personalidade. Por isso, se você está pensando em parar de pintar o cabelo e adotar o cabelo branco, confira nossas dicas!

Quando começam a aparecer?

O branqueamento do cabelo é um fenômeno natural que acompanha o envelhecimento do organismo: com o passar do tempo, os fios vão perdendo a capacidade de produzir a melanina e, por isso, ficam brancos, mais ressecados e rebeldes. “A idade para os primeiros fios brancos aparecerem varia, mas nas pessoas brancas costuma ser aos 30 anos de idade e nos negros e orientais, 40. Algumas pessoas, ainda, experimentam o surgimento de cabelos brancos precocemente, que é quando ocorre aos 20 anos. Isso pode acontecer devido ao  desenvolvimento de alguns problemas, como hipotireoidismo e estresse emocional, e o uso de alguns medicamentos”, explica a dermatologista e tricologista Fernanda Brito.

Eles ficam amarelados?

Sim. De acordo com o hairstylist e colorista Emerson Granado, com a falta de pigmentação, os cabelos brancos e grisalhos tendem a ficar amarelados rapidamente, especialmente por conta da exposição ao sol, piscina, uso de secador e chapinha sem protetor térmico. “Quando isso acontece, os fios ficam sem vida e arrepiadinhos. Para prevenir, é preciso usar um pouco de leave-in com filtro solar diariamente e, a cada 15 dias, passar xampu desamarelador específico para esse tipo de cabelo”, aconselha.

Para ficar brilhante e macio

- Use xampu e condicionador específicos para a cor.

- Faça uma hidratação, pelo menos, uma vez na semana.

- Evite ficar muito exposta ao calor e ao sol. Não tem como? “Aplique um pouco de produto para proteger os fios da irradiação solar. Ou, se preferir, use chapéu, lenço ou boné”, recomenda Amauri Guedes, hairstylist do Amauri Guedes Hairdresser (RJ).

- Mantenha o corte em dia, pois quanto mais comprido o cabelo branco for, mais velha você vai parecer. “O legal é ter um curtinho despojado, para realçar o visual”, diz Guedes.

É possível reduzir os fios brancos?

“Se uma doença ou deficiência de vitamina for identificada como causa dos cabelos brancos, o tratamento pode causar alguma melhora. Caso seja causada por fatores genéticos ou não seja identificada uma causa específica, a solução para os indesejados cabelos brancos é apenas o uso de tinturas permanentes ou semipermanentes”, afirma.

Coloração

Não gosta mesmo do cabelo grisalho? Lembre-se então que a tintura cobre até 50% de fios brancos – no caso de tonalizante. Caso possua mais de 50% de fios brancos é aconselhável o uso da tintura com amônia.