AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

O cabelo poderoso de Fabiula Nascimento

Todos os segredos do cacheado perfeito da Cacau. A personagem de Segundo Sol que tem o look mais pedido da Globo

Júlia Arbex Publicado em 19/07/2018, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O cabelo poderoso de Fabiula Nascimento - Globo/João Cotta
O cabelo poderoso de Fabiula Nascimento - Globo/João Cotta

O cabelo da musa
“O corte da Fabiula Nascimento é médio, com a base redonda e repicado no alto da cabeça para criar um volume controlado. A cor é um castanho médio quente, que dá um ar natural. Para conquistar esse visual, lave os fios com xampu e condicionador específicos para cabelos cacheados e seque os cachos amassando-os de baixo para cima com uma toalha de microfibra ou papel-toalha. Para deixá-los definidos, finalize com ativador de cachos e difusor”, explica a visagista Tereza Martins, da AMT Assessoria de Beleza (SP). 

Cortes que valorizam
“O corte depende muito do gosto e do estilo da pessoa, mas os repicados são os que mais valorizam os cabelos enrolados e crespos. Isso porque, além de distribuir bem os cachos e deixar o visual mais moderno, as camadas dão movimento e volume no comprimento e na raiz, deixando o penteado bem bonito”, explica Tereza. Por outro lado, é bom evitar os cortes retos. “Eles deixam os fios pesados e sem movimento”, afirma Tatiana Araújo, hairstylist do Studio Tatiana Araújo (RJ).

Os tratamentos essenciais
“A hidratação repõe a água e a umidade dos fios, dando maciez e brilho. Ela deve ser feita pelo menos uma vez por semana. A nutrição tem o objetivo de devolver as substâncias que o cabelo perde diariamente e deve ser feita conforme a necessidade do fio – caso tenha química, como alisamento e coloração, o ideal é fazer uma vez por semana. Já a reconstrução capilar repõe massa e queratina. Indicada para quem? Principalmente para as mulheres que fazem química”, afirma Josyane Martins, hairstylist do Nilcéia Rocha Coiffeur (RJ).

A rotina de cuidados
■ Como o cabelo cacheado e crespo são mais secos do que os fios lisos, é comum considerar que precisam ser lavados diariamente. Mas como o formato dos anéis dificulta a passagem da oleosidade para as pontas, essa gordura fica acumulada na raiz, entupindo os poros e provocando caspas e irritações. Sendo assim, o mais indicado por profissionais é lavar dia sim, dia não.
■ Use um xampu indicado para o seu tipo de cabelo e, preferencialmente, que possua ação hidratante.
■ Faça hidratação e nutrição, pelo menos, uma vez por semana. A reconstrução deve ser feita uma vez ao mês. Seu cabelo está muito danificado? Então, a cada 15 dias.
■ Depois de lavar, não seque os cachos com uma toalha convencional. Ela causa frizz, porosidade e deixa os fios frágeis. O correto é usar um modelo de microfibra, que evita esses problemas, além de manter os cachos mais definidos e saudáveis.
■ Prefira usar pentes de dentes largos. Para dar mais volume, utilize um pente garfo, sempre da raiz para as pontas.
■ Já ouviu falar no “day after” (dia seguinte, em português)? O truque dá forma aos fios sem que precisemos lavá-los todos os dias. Para conseguir “dias seguintes” perfeitos, lave com água morna e termine com água fria. E opte por produtos capilares sem sulfato, silicone e parabenos (a composição está escrita na embalagem). Produtos naturais também são bem-vindos, como, por exemplo, óleo de coco, azeite de oliva e babosa.
■ Para manter os fios sempre definidos, tente cortá-los a cada três meses.