AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Precisa molhar o cabelo de manhã?

Confira 8 orientações para fazer diariamente e acorde com os fios lindos e saudáveis sem precisar lavar todo dia

Júlia Arbex Publicado em 23/02/2018, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Precisa molhar o cabelo de manhã? - iStock
Precisa molhar o cabelo de manhã? - iStock

Sono de princesa

Não durma com o cabelo molhado. “Isso pode causar um acúmulo de oleosidade no couro cabeludo e, portanto, a escamação. Além disso, ao entrarem em contato com o travesseiro, os fios molhados tendem a quebrar com mais facilidade do que quando estão secos”, explica Sintia Martins, gerente técnica da Yamá Cosméticos.

Cachos protegidos

Antes de dormir, envolva todo o cabelo em um lenço de cetim e use grampos pequenos para prendê-lo nas laterais da cabeça. “Fazendo isso, você vai evitar o atrito dos fios no travesseiro e não acordará com o cabelo amassado e todo arrepiado”, afirma.

Lisa e plena

Se você tem o cabelo liso, corte uma meia-calça fina na parte da cintura e use-a como touca quando for dormir. “Após pentear o cabelo, enrole os fios no alto. Feito isso, cubra todo o couro cabeludo com a meia. Se precisar, use grampos pequenos para prendê-la nas laterais. Seu cabelo não vai mais acordar marcado!”

Hidratação noturna

Invista em hidratação, pois quanto mais nutrientes e água colocar em seus fios, mais bonito e com forma ele ficará. De acordo com Sintia,
a hidratação noturna é ótima, especialmente para quem tem o cabelo ressecado e/ou bastante volumoso. “Para conseguir bons
resultados, porém, é necessário utilizar cremes específicos para essa finalidade, pois eles têm uma fórmula que não deixam os fios com um aspecto pesado”, diz.

Seque direitinho

O cacheado precisa de umidade e condicionamento para ficar macio e brilhante. Então, quando lavar o cabelo, seque-o com papel-toalha,
uma camiseta velha de algodão ou uma toalha de microfibra, pois o tecido áspero da toalha faz os fios ficarem sem forma e com frizz.

Produto indispensável

O uso de condicionador é essencial, inclusive para quem tem cabelo fino. Afinal, é ele que devolve o óleo natural dos fios, fazendo com que eles fiquem condicionados, brilhantes e nutridos. Para notar o resultado, use uma quantidade que recubra todo comprimento e pontas e evite passar na raiz.

Gaste do jeito certo

Procure utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo, pois eles têm a formulação ideal para suprir a sua necessidade. “Os produtos para cabelos secos, por exemplo, possuem substâncias que proporcionam maior emoliência e permitem que os fios fiquem hidratados por mais tempo”, esclarece.

Pente ideal

“Use um pente de cerdas largas quando seu cabelo estiver molhado ou seco. Além disso, não faça força para desembaraçá-lo, pois o atrito
pode quebrar os fios”, diz Lucas Aguiar, hairtylist do Soul’s Beauty (Florianópolis) e técnico da Keune. Já quem tem cabelo cacheado ou crespo, Aguiar recomenda penteá-lo durante o banho. “Caso contrário, os fios vão perder a definição e, pior: podem arrebentar”, diz ele. Melhor só fazer isso ao lavar, com condicionador!