AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Turbine a hidratação com misturas de farmácia

Banque a alquimista e deixe seu cabelo macio como nunca

Patricia Gebara Publicado em 22/03/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Turbine a hidratação com misturas de farmácia - Shutterstock
Turbine a hidratação com misturas de farmácia - Shutterstock
Seus fios andam tão sem graça que nem hidratar com aquele creme preferido surte grande efeito? Está sofrendo à toa... Experimente misturá-lo com produtos de farmácia e seus fios ficarão no jeito. Se duvida, teste nossa seleção de produtos baratinhos e verá a bela turbinada que eles dão naquela máscara encostada no canto do seu box. A dermatologista da Clínica Shalon, em Campinas, Elizete Kaffer, ensina os segredos do preparo. Depois, é só fazer a hidratação normal. Um truque antes de se jogar de cabeça nos cremes turbinados: teste por 30 minutos numa porção de pele. Se não tiver reação alérgica, pode continuar. 


Para ter um cabelo sedoso rapidinho... Solução de dexpantenol  

O produto é baseado na famosa pomada para tratar assaduras e funciona muito bem em fios ressecados, sem brilho. A mistura ajuda a repor nutrientes e selar as cutículas, reduzindo a quebra. Se você acaba de passar uma química, eis sua hidratação ideal! 

Como fazer? Não pode exagerar! Coloque algumas gotas do produto líquido na quantidade de máscara que você for utilizar na 
hora. Pode fazer quando achar necessário. 



Para ter muito brilho e redução do frizz...Óleo de argan 

Rico em ácidos graxos e vitamina E, o queridinho dos cabeleireiros deixa o fio sedoso sem grandes esforços. Muita gente já usa como finalizador, mas que tal misturar ao creme de hidratação? Acaba com frizz e pontas duplas sem deixar o cabelo pesado, típico de quando a gente exagera no óleo como finalizador. 

Como fazer? Misture algumas gotinhas na hora da hidratação semanal. Mas deixe bem longe da raiz – caso contrário, o resultado será pesado demais!



Para fazer o cabelo crescer... Óleo de rícino

Vem da mamona, usada na cosmética pelo alto poder de hidratação. Também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas, fortalecendo o couro cabeludo (ajuda no crescimento capilar)! Quem tem quedas e falhas, fios ressecados, pontas duplas 
ou couro cabeludo doente pode usar. Não indicado para gestantes. 

Como fazer? Para cada duas colheres de sopa de máscara, coloque uma colher de sopa de óleo de rícino. Faça a cada 15 dias. Se quiser potencializar o efeito, passe o óleo no couro cabeludo antes de dormir em dias alternados.



Para hidratar bastante... Glicerina 

É ótima, mas tome alguns cuidados. Em dias muito quentes e secos, por exemplo, melhor deixar de lado: ela pode ressecar e tornar os fios quebradiços. O recomendado é usar o produto em dias de clima ameno – e com máscaras hidratantes e nutritivas. 
Nunca faça mais de duas vezes por mês, combinado? 

Como fazer? Misture só uma colher de chá de glicerina ao tanto de creme que você usa normalmente. A dermatologista também recomenda acrescentar um pouco de água na receita. Fique com a máscara o tempo que está acostumada, envolvida em toalha umedecida. 



Para fios muito detonados... Queratina

Proteína que forma 90% do fio, é responsável pela integridade do cabelo. Quando em falta, as escamas se abrem e deixam a camada interna exposta, causando perda de água, nutrientes e mais queratina. Todos os tipos de fios se dão bem com a hidratação! Normalmente, a proteína é perdida pelo uso de agressões químicas, cloro e exposição ao sol. Mas sem exagero: se usada em excesso, pode causar enrijecimento da fibra e, consequentemente, ressecamento dos fios.  

Como fazer? Acrescente uma ou duas colheres de chá de queratina na máscara de sua preferência. Faça a cada 15 dias e, se perceber que os fios estão quebrando mais, reduza para uma vez ao mês. 



Em todos os casos, deixe o creme agir no cabelo por 30 minutos!