AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Vinagre: o brilho que faltava para o seu cabelo!

Pode confiar naquela dica da vovó: um pouquinho de acidez faz a diferença quando o assunto é a saúde dos fios. Veja como usar o ingrediente

Ana Bardella Publicado em 24/01/2018, às 14h18 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vinagre: o brilho que faltava para o seu cabelo! - iStock
Vinagre: o brilho que faltava para o seu cabelo! - iStock

Alguns truques para melhorar a saúde do cabelo são tão antigos que acabam sendo esquecidos em meio às opções infinitas de produtos nas prateleiras. Mas a verdade é que vários deles continuam funcionando muito bem e valem a pena serem testados. Além de serem bem baratinhos. Passar vinagre no cabelo, por exemplo, é um hábito cheio de benefícios (e o melhor: não pesa no seu bolso)! Conversamos com a tricologista Deise Iamada para saber por que o ingrediente continua sendo um dos melhores aliados quando o objetivo é ter um cabelo bonito e cheio de vida:

A ciência explica
“Nosso cabelo tem um pH que varia entre 4,5 e 5,5. O vinagre, por ser ácido, abaixa esse número”, diz a especialista. Com isso, ele contribui para fechar a cutícula dos fios. É como se as moléculas ficassem mais juntinhas e o resultado é um cabelo menos danificado. As luzes refletem mais no fio, deixando-os cheios de brilho.

Vale qualquer tipo?
De acordo com a profissional, todos os tipos de vinagre possuem a mesma ação sobre o cabelo. No entanto, o preferido de muitas mulheres é aquele extraído da maçã. “O aroma característico é mais suave do que os demais”, ressalta. Outra vantagem é que é bem fácil e rápido de aplicar. Existem duas formas de passá-lo no cabelo. A primeira é misturando uma porção de vinagre para quatro de água
(por exemplo, 25 ml do ingrediente para 100 ml de água). Lave o cabelo normalmente com xampu e condicionador. Enxágue e depois jogue a mistura sobre os fios. Em seguida, enxágue novamente. Deixe secar naturalmente. A outra forma é misturando o vinagre à máscara de hidratação. Em um pote, misture 1 colher (sopa) do ingrediente a 3 colheres (sopa) do seu creme e misture bem. Passe a máscara sobre os fios com o cabelo seco. Coloque uma touca térmica e deixe agir durante 15 minutos. Em seguida, enxágue e lave o cabelo com xampu e condicionador.

Serve para a caspa: mito ou verdade?
Mito. Na internet, há pessoas em alguns sites que garantem que o vinagre ajuda para o tratamento da caspa. “No entanto, não há pesquisas científicas que comprovem a eficácia do seu uso para essa finalidade”, alerta Deise. Se estiver sofrendo com a descamação do couro cabeludo, o melhor é procurar um dermatologista para fazer o tratamento correto. Existem xampus específicos que podem
melhorar muito o quadro.

Tão poderoso quanto

Seguindo a linha do vinagre, outro ingrediente que tem efeito de brilho e fortalecimento é o limão. “Para usá-lo, coloque 25 ml de limão em 125 ml de água”, ensina a especialista. Passe com os fios úmidos, depois de lavar o cabelo normalmente. Procure não deixar a mistura entrar em contato com o couro cabeludo e aplique três dedos abaixo do comprimento. E não se esqueça de enxaguar bem. Afinal, o limão pode causar queimaduras em contato com o sol.

O vinagre ajudou a salvar meu cabelo

Como sempre tive o costume de mudar os fios, há um ano acabei sofrendo um corte químico, por causa do excesso de processos aos quais submeti meu cabelo. Sou estudante de química e, por causa disso, passei a pesquisar mais sobre a composição do cabelo. Li na internet várias resenhas sobre o vinagre e decidi testar. Não abri mão da técnica desde então. Eu lavo, hidrato e, para finalizar, dou algumas borrifadas de uma solução de 100 ml de água com 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Como a evaporação é rápida, não sinto cheiro algum. Os resultados são fios mais alinhados, pontas menos espigadas, brilho intenso e um cabelo mais forte graças a esse efeito selante. Jesiane Nunes, 22 anos, técnica de laboratório.