10 alimentos que ajudam a manter a concentração no home office

Chá Verde, cacau e abacate são algumas das opções para dar um up na concentração

Da Redação Publicado terça 28 abril, 2020

Chá Verde, cacau e abacate são algumas das opções para dar um up na concentração
Que tal um abacate no lanchinho da tarde? - Juraj Varga/Pixabay

A pandemia da COVID-19 alterou a rotina de trabalho de pessoas. Para obedecer às recomendações de isolamento social indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), muitas empresas estão orientando seus funcionários a trabalharem de casa.

Se por um lado, criar uma rotina de horários, vestir-se confortavelmente, evitar as distrações das redes sociais, são dicas muito úteis neste momento, manter a concentração pode ser um desafio.

A nutricionista Priscila Teles, do Mundo Verde, explica que o ideal neste período é apostar em alimentos leves, ricos em proteínas, carboidratos de boa qualidade, fibras, gorduras boas, vitaminas e minerais, que ajudam no controle da ansiedade e das compulsões alimentares.

AnaMaria Digital separou uma lista de alimentos que ajudam a manter a concentração e podem ser bons aliados durante a quarentena. Confira!

CHÁ VERDE
 
Auxilia na concentração pelo fato de conter cafeína, que aumenta o estado de alerta e concentração e uma substância chamada L-Theanina, que aumenta a tranquilidade e controla a liberação da cafeína no organismo. Caso a pessoa não tenha nenhuma restrição quanto ao uso de cafeína, o chá verde pode ser uma opção interessante.
 
ABACATE
 
É fonte de gorduras boas e fibras e ajuda na melhora da circulação sanguínea acionando células cerebrais. Além disso, pode ajudar no controle da fome, por conta da gordura.

MIRTILO (BLUEBERRIES)
 
Os antioxidantes presentes no mirtilo estimulam o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro, mantendo a mente ativa. Alguns estudos apontam para o aumento de concentração e memória por até cinco horas após a ingestão da fruta.
 
ÓLEOS DE PEIXE/PEIXES “GORDOS”
 
São fonte de ômega 3, que ajuda na memória, desempenho mental e função comportamental. A deficiência desta gordura no organismo pode causar depressão, alterações de humor e falhas de memória. Os peixes que contém uma boa concentração de ômega 3 são a sardinha, atum, cavala e arenque. Outra opção é o salmão.

CACAU/CHOCOLATE AMARGO
 
Chocolates com altas concentrações de cacau (maior de 70%) e cacau em pó puro são importantes devido à presença de cafeína, além de conter magnésio, importante na produção de endorfinas e serotonina, que ajudam na melhora do humor e na melhora do bem-estar.

SEMENTE DE LINHAÇA
 
Fonte de Ômegas, principalmente o 3, ainda contém fibras e magnésio, que ajudam na função cerebral, foco, controle do apetite e do peso. Podem ser trituradas e consumidas com sucos, saladas, frutas, vitaminas.

VEGETAIS FOLHOSOS VERDE-ESCUROS
 
Fonte de antioxidantes que estimulam e ajudam a proteger a função cerebral. Contém diversas vitaminas e minerais que ajudam na memória, foco, e estimulam o potencial do cérebro.
 
OLEAGINOSAS
 
Castanhas, amêndoas e nozes são opções interessantes por serem ricos em gorduras boas, aminoácidos, vitaminas (principalmente vitamina E, que ajuda na cognição), ajudando na melhora do foco. Uma porção de 30g ao dia, é suficiente.

MACA PERUANA
 
A maca é uma raiz originária do Peru, que contém nutrientes importantes, como bons carboidratos, aminoácidos, vitaminas e minerais, que ajudam a reduzir o cansaço físico e mental, melhorar a memória e a concentração.

ÁGUA
 
Manter-se hidratado é importante para o bom funcionamento do organismo de forma geral. Mantenha sempre uma garrafinha por perto, para não esquecer!

Último acesso: 11 May 2021 - 01:52:25 (1107766).