AnaMaria

4 alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico

Alimentação é essencial para aumentar imunidade e proteger o corpo de agentes infecciosos

Da Redação Publicado em 27/11/2021, às 09h00

Optar por uma alimentação saudável ajuda a deixar a imunidade lá no alto - Unsplash
Optar por uma alimentação saudável ajuda a deixar a imunidade lá no alto - Unsplash

A boa alimentação é fundamental para fortalecer o sistema imunológico e prevenir o desenvolvimento de algumas doenças. Optar por alimentos ricos em vitaminas e minerais e reduzir o consumo de fontes de gordura, açúcar e industrializados contribuem -e muito- para aumentar a imunidade.

Além disso, a crise sanitária do Coronavírus ressaltou ainda mais a importância de ter um sistema imunológico forte para ajudar a proteger dos agentes patógenos que somos expostos diariamente. 

No entanto, para ter um sistema imune forte, é fundamental uma alimentação rica em propriedades antioxidantes e nutrientes que serão como 'combustíveis' para o funcionamento das células de defesa. 

Pensando nisso, AnaMaria separou 4 dicas da nutricionista e educadora física Dani Borges para deixar a imunidade lá no alto. Confira!

1- VITAMINA C
Os alimentos ricos em vitamina C são os principais fatores para fortalecer as células de defesa do organismo. Como fonte deste micronutriente tão importante, podemos citar o morango, a laranja, kiwi, acerola e também o brócolis.

Créditos: Unsplash

2- ÔMEGA 3
O ômega 3 favorece a regulação das células de defesa imunológica. Suas propriedades anti-inflamatórias auxiliam tanto o sistema vascular, quanto a imunidade.

Créditos: Unsplash

3- IOGURTES PROBIÓTICOS
Além de uma boa alimentação, é importante atentar-se ao processo de digestão dos alimentos. Dani alerta que o intestino saudável impacta diretamente nas barreiras de defesa do nosso corpo. 

"Quando temos uma microbiota intestinal funcionando bem, consequentemente temos uma barreira de proteção aos agentes infecciosos", sinaliza, destacando que os iogurtes probióticos são indicados para ajudar no funcionamento da flora intestinal.

Créditos: Unsplash

4- OLEAGINOSAS
O zinco é um mineral muito importante para a saúde, porque auxilia na ativação dos linfócitos, as células de defesa do corpo. A nutricionista explica que as oleaginosas são uma fonte natural deste nutriente, com destaque para a castanha-do-pará, castanha de caju e a amêndoa. Além do zinco, essas sementes contém outros nutrientes essenciais como ferro, cálcio e magnésio.

Créditos: Unsplash