AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Preste atenção

5 alimentos para cortar do cardápio e conseguir transformar seu corpo

Alguns hábitos alimentares podem atrapalhar a sua busca pela vida saudável

Da Redação Publicado em 01/12/2018, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cuidado com esses alimentos! - iStock
Cuidado com esses alimentos! - iStock

A estação mais quente do ano está chegando, e todo mundo quer estar com o corpão em dia para mostrar na praia ou na piscina.

A nutricionista Catia Ruthner, do W Estética & Spa, em São Paulo (SP), lista alguns alimentos que podem ser prejudiciais no projeto verão.

É melhor cortar do seu cardápio:

1. ULTRAPROCESSADOS
Hambúrgueres congelados, nuggets, embutidos (salame, presunto, mortadela, peito de peru) e salsichas. São ricos em corantes, aromatizantes, conservantes – substâncias que, se consumidas frequentemente, são nocivas ao organismo. 

Além disso, são hipercalóricas, ricas em sódio e pobres em nutrientes, aumentando o risco de obesidade e outros problemas de saúde.

Isso inclui o peito de peru que, apesar de possuir pouca gordura em comparação aos demais embutidos (o que leva muita gente a vê-lo como saudável), é farto em sódio, nitrato, aromatizantes, corantes e conservantes.

2. AÇÚCAR
Altamente calórico, promove ganho de peso e é utilizado em muitos alimentos de forma indiscriminada. Aumenta o estresse oxidativo, gerando envelhecimento celular. 

Talvez seja o maior causador de sobrepeso na dieta ocidental. Elimine todos os alimentos que levam açúcar na sua composição, justamente para aprender a sentir o real sabor de cada alimento sem a necessidade de adoçá-lo.

3. FARINHA BRANCA
Biscoitos, pizzas, lasanhas e pratos prontos congelados. Esses alimentos possuem um alto índice glicêmico e são ricos em conservantes, corantes, edulcorantes, acidulantes e sódio. Aumentando a pressão arterial, levando a doenças cardíacas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda de 4g a 6g de sal por dia (4 a 6 saches). O brasileiro consome em média 9,6g de sal por dia, praticamente o dobro do recomendado.

Assim, procure temperar a comida com ervas e temperos naturais, destacando mais o sabor do alimento.

4. REFRIGERANTE
Possuem um alto teor de açúcar, conservantes e edulcorantes. Evite todo este grupo de bebidas para ter sucesso no seu plano de verão.

Itens como sucos de caixinha têm valor calórico e nenhum valor nutricional. Sempre faça escolhas conscientes.

5. GORDURAS RUINS
Óleo de girassol, óleo de canola, óleo de soja, margarina vegetal, óleo de algodão, óleo de milho... 

Estas são fontes de gordura que devem ser evitadas, pois tem efeito inflamatório no nosso organismo.