AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Atenção

5 sinais de que você precisa usar aparelho dentário

Dores de cabeça e ouvido constantes, além de respiração incorreta, podem ser motivos para o uso do aparelho

Da Redação Publicado em 23/03/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
AnaMaria Digital conversou com Edmilson Pelarigo, diretor clínico da OrthoDontic - jarmoluk/Pixabay
AnaMaria Digital conversou com Edmilson Pelarigo, diretor clínico da OrthoDontic - jarmoluk/Pixabay

Muitas pessoas se perguntam sobre quando precisariam utilizar o aparelho dental. Em casos comuns, a dúvida surge após o paciente sentir desconforto estético com a posição e o alinhamento dos dentes, gerando baixa autoestima com o visual. Em outras situações, porém, os sinais são ainda mais graves, como dificuldade para falar, comer ou até mesmo dores de cabeça constantes.  

AnaMariaDigital conversou com EdmilsonPelarigo, diretor clínico da OrthoDontic, atrás de alguns sinais que apontam para a necessidade de tratamento ortodôntico. Confira!

1- RESPIRAR PELA BOCA
O ideal é respirarmos apenas pelo nariz, devido aos benefícios que nos oferece, como a filtragem e o aquecimento do ar. Caso a respiração esteja sendo feita pela boca, o correto é buscar ajuda odontológica para avaliar a posição dos ossos da face e, em combinação com outros tratamentos, ajudar a fazer com que a respiração ocorra normalmente. 

2 - QUE DOR!  
Dores de cabeça, pescoço e ouvido podem ser indícios de disfunções da articulação temporomandibular (DTM), conjunto de sinais e sintomas que afeta a musculatura da mastigação e/ou a articulação temporomandibular (ATM) – situada entre a mandíbula e o crânio, na região anterior à orelha. O problema pode causar dor e desconforto no local, por conta dos músculos mastigatórios realizarem esforços extras para que a pessoa consiga mastigar.  

3 - PERDA DE DENTES PERMANENTES 
Quando perdemos um dente permanente e ele não é recolocado, o tratamento ortodôntico pode ser necessário. Naturalmente, os dentes próximos ao espaço “perdido” vão tentando ocupá-lo. Como muitas das vezes isso é feito de forma desalinhada, podem surgir problemas de oclusão dentária, que ocorre quando eles não fecham corretamente.  

4 - DESPROPORÇÃO 
O problema é percebido quando são detectadas diferenças no padrão de crescimento da mandíbula e da maxila. Quanto antes isso for diagnosticado e tratado, maiores serão as chances de correção apenas com o uso de aparelhos. 

5 - DENTES ENCAVALADOS, SEPARADOS OU TORTOS
A correção é feita pela força mecânica aplicada para o alinhamento do dente encavalado. Se os dentes são tortos, um aparelho dental pode corrigi-los.