AnaMaria

6 aliados contra a TPM!

Mau humor, cólica, inchaço, acne... Tudo pode ser amenizado pelo cardápio! Veja o que incluir na dieta antes de menstruar e se sinta melhor

Ana Bardella Publicado em 15/02/2018, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

6 aliados contra a TPM! - Shutterstock
6 aliados contra a TPM! - Shutterstock

1. Cacau
“Ele atua na sensação de bem-estar porque ajuda na produção de serotonina”, explica a nutricionista Natasha Terra. Se fizer questão de
chocolate, prefira os do tipo 70%. Se não, use o cacau em pó nas suas preparações: você pode colocá-lo por cima de uma panqueca ou de uma fruta. O ingrediente ainda tem ação antioxidante, ou seja, ajuda a prevenir o envelhecimento.

2. Banana
Cheia de fibras, ela melhora o funcionamento do intestino. Por ser rica em vitamina B6, a fruta ainda ajuda o corpo a sintetizar  neurotransmissores (substâncias responsáveis por enviar informações às nossas células). “Graças a isso, pode aliviar alguns dos sintomas pré-menstruais, como a dor de cabeça e a cólica”, explica a especialista. Algumas carnes, como salmão e frango, também são ricas nessa vitamina e, por isso, têm o mesmo efeito sobre o corpo.

3. Iogurte
Por ser probiótico, o alimento ajuda na regulação dos hormônios. “No período próximo e durante a menstruação, os níveis de estrogênio (hormônio feminino) diminuem muito. E isso pode interferir na absorção do cálcio”, alerta a nutricionista. Para saber quais iogurtes são mais probióticos, leia o rótulo. Geralmente, essa informação fica localizada na parte da frente das embalagens.

4. Castanhas
Como elas contêm muito magnésio, ajudam a controlar a compulsão alimentar – por isso são ótimas para aquelas mulheres que sentem muitos desejos. Por serem fonte de fibras, elas fazem com que a sensação de saciedade dure por mais tempo.

5. Chia
Como para muita gente pode ser mais difícil ir ao banheiro durante esse período, o alimento, que é um grão integral, costuma ajudar.

6. Chá de hibisco
Para evitar o inchaço, é preciso aumentar a ingestão de água, sucos naturais... O chá é diurético potente!