AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

6 dicas para manter seus dentes bonitos e saudáveis

Quer um sorriso dos sonhos? Não basta apenas escovar os dentes

Da Redação Publicado em 18/11/2018, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ter uma boa saúde oral é muito mais simples do que você pensa - Shutterstock
Ter uma boa saúde oral é muito mais simples do que você pensa - Shutterstock

Uma boa higiene oral é o caminho correto para manter os dentes e gengivas saudáveis, evitando o surgimento de doenças na região da boca, como cáries, gengivites, hipersensibilidade nos dentes e mau hálito.

E ter uma boa saúde oral é muito mais simples do que você pensa.  Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP (Universidade de São Paulo), aponta quais são os cuidados que devemos ter diariamente para manter os dentes bonitos e a saúde oral em dia. Confira!

- Higienize seus dentes da maneira correta e com a escova certa
É extremamente importante que você escove os dentes três vezes ao dia, de preferência sempre após 30 minutos de ter realizado as refeições. Esse é o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH ácido provocado pela ingestão dos alimentos e bebidas que causam um desgaste transitório da estrutura dental. 

Mas precisa ser com uma escova boa, pois cerdas de má qualidade podem desgastar o esmalte de seus dentes e prejudicar a saúde de sua gengiva, o que causa retração gengival e sensibilidade dental. 

Além disso, uma grande quantidade de cerdas também é recomendada, pois quanto maior a presença delas, melhor é a eficácia da escovação e menor é o acúmulo de placa bacteriana no dente. 

-  Passar fio dental todos os dias
Isso ajuda a limpar a região localizada entre os dentes, sendo útil para a remoção de detritos alimentares que ficam presos nesta área e onde a escova não alcança.

- Não se esqueça de higienizar a língua
Este é o local onde a maioria das bactérias fica acumulada. Para isso, é necessário utilizar escovas e instrumentos próprios para a limpeza da língua. Isto porque na língua existem fissuras e irregularidades onde as cerdas devem penetrar de forma adequada para conseguir desalojar a saburra lingual. 

- Tome cuidado com sua alimentação
Limite a quantidade de alimentos ricos em açúcar que você consome diariamente, pois, além de ser uma das principais causas de cáries, o açúcar pode contribuir inúmeras outras doenças orais, como gengivite e periodontite. 

Além disso, cuidado para não consumir em excesso alimentos e bebidas que podem afetar a coloração dos dentes, tornando sua cor mais escurecida, como o café, refrigerantes e chás escuros.”

- Evite fumar
O câncer de pulmão e garganta não são os únicos riscos que o cigarro oferece. O produto também pode causar outros problemas, como câncer de boca e doença periodontal, além de mau hálito e o amarelamento dos dentes. O melhor é deixar o tabaco de lado. 

- Faça visitas regulares ao dentista
“O dentista não deve ser consultado apenas quando você tiver alguma cárie ou estiver com dor no dente. Visitá-lo frequentemente é essencial para ajudar a prevenir inúmeras doenças orais, além de receber informações e sugestões sobre a melhor maneira de realizar a higienização diária.

Por exemplo, ao contrário do que muitos pensam, os enxaguantes bucais, também conhecidos como antissépticos orais, não devem ser usados indiscriminadamente e sim apenas sob a orientação ou supervisão de um cirurgião-dentista.

Muitos produtos, além de possuírem álcool, contam com um agente antimicrobiano que elimina nossa flora oral de maneira generalizada. Ou seja, destroem tanto os microrganismos causadores de doenças orais, quanto os microrganismos que ajudam na proteção contra doenças oportunistas.