AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

6 dicas para praticar exercícios físicos em dias quentes

Que calor! Dicas para praticar exercícios físicos no Verão

Da Redação Publicado em 09/12/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dicas para fazer exercícios no verão. - Chander/Unsplash
Dicas para fazer exercícios no verão. - Chander/Unsplash

Treinar ao ar livre e em dias quentes pode ser difícil e desagradável para muitas pessoas. Pensando em atenuar esse problema, AnaMaria Digital conversou com Liora Bels, especialista em bem-estar do Freeletics, atrás de algumas dicas.

Segundo ela, com a chegada do Verão, os praticantes de exercícios físicos devem ficar mais atentos a alguns riscos inerentes à estação, como queimaduras solares, picadas de insetos, desidratação e, no pior do casos, até mesmo insolação. "Mas até sintomas menos graves, como náuseas, tontura ou cãibras, podem aparecer e afetar a performance", completa.

Além desses contratempos, vale ressaltar que os treinos de alta intensidade aumentam muito a frequência cardíaca, o metabolismo e a temperatura corporal em um curto espaço de tempo. "Com a temperatura elevada, muitas pessoas experimentam uma susceptibilidade maior a problemas cardiovasculares. Então vale diminuir o tempo de exposição aos raios solares”, explica. 

Para evitar qualquer tipo de risco, trazemos seis dicas para quem quer praticar exercícios em dias de calor e ficar livre de preocupações. Veja!

1. TREINE NA SOMBRA
A maioria das pessoas faz isso de forma automática. “Treinos sob altas temperaturas e em dias ensolarados devem sempre ser feitos na sombra. No entanto, é recomendável se planejar antes. A área de sombra é suficiente no lugar de treino? Quanto espaço será necessário? É possível ir a um bosque ou parque? Qual é a direção do sol? Planejar é essencial e pode evitar a necessidade de procurar um lugar alternativo durante a atividade ou que a pessoa tenha que treinar no sol escaldante”, alerta Liora. 

2. TREINE BEM CEDO OU NO FINAL DO DIA
Enquanto que no Inverno e em dias frios é aconselhável que os treinos sejam feitos no meio do dia, a fim de aproveitar ao máximo a luz solar, no Verão a recomendação é exatamente fugir desse momento e mudar o treino para a parte da manhã ou à noite. “Nessas horas, as temperaturas são mais agradáveis e a exposição à radiação solar é menor. De manhã cedo, o ar é mais fresco e torna o começo do dia igualmente refrescante”, destaca a especialista.

3. NÃO ESQUEÇA DE TOMAR ÁGUA
Altas temperaturas são acompanhadas de uma maior perda de líquidos por meio da transpiração. Exatamente por isso, nunca esqueça de se hidratar. “A capacidade física já diminui com um défice de água de 2% do peso corporal, já que a água é o meio de reação e transporte número 1 do nosso corpo. Uma ingestão adequada de água é necessária para garantir que os minerais perdidos na transpiração sejam repostos, pois são necessários para o funcionamento correto dos músculos”, explica. 

Com uma deficiência de minerais, a cãibra é apenas uma opção de sintoma que pode ocorrer. “O risco de desidratação e cãibras durante e depois do treino é especialmente alto. Assim, é aconselhável aumentar a ingestão de líquidos antes do treino. E já que não é agradável treinar com o estômago cheio de água, a recomendação é tomar dois copos aproximadamente 30 minutos antes do treino”, completa.

4. ESCOLHA A ROUPA CERTA
Especialmente no Verão, utilizar roupas funcionais pode ser muito útil durante os exercícios. “Materiais que dissipam o suor e que mantêm o corpo frio por meio de ventilação são as melhores alternativas, assim como roupas justas que criem o menor atrito possível. As roupas devem cobrir a maior parte do corpo, a fim de evitar queimaduras solares e picadas de insetos”, destaca Liora. Além disso, vale ressaltar que é super importante proteger o rosto do sol. Um boné é ideal para cobrir a maior parte do rosto e, ao mesmo tempo, a área dos olhos.

5. USE FILTRO SOLAR
No Verão, a pele é extremamente exposta à radiação ultravioleta durante o dia, também na sombra. Ainda que a aplicação correta de filtro solar no verão seja uma recomendação geral, é preciso dar destaque especial à ela. "Os riscos de queimaduras solares são conhecidos por todos e a sua prevenção deve ser levada a sério”, alerta a especialista.

6. REPELENTE
Mosquitos, vespas e moscas durante os treinos podem distrair e irritar. “O Verão é a alta estação dos insetos. Por isso é aconselhável aplicar um repelente antes de treinar”, conclui.