7 alimentos que combatem o estresse

Ansiedade, preocupações, insônia... Tudo isso faz parte da sua rotina? Saiba o que incluir no cardápio para aliviar estes incômodos de forma natural

terça 6 março, 2018
7 alimentos que combatem o estresse
7 alimentos que combatem o estresse Foto:iStock

1 CÚRCUMA
“Trata-se de um poderoso antiinflamatório”, garante a nutricionista Aline Quissak. Como o estresse costuma desencadear uma reação
inflamatória no organismo, o tempero pode ajudar! Use sempre combinada com um tiquinho de pimenta-do-reino, para potencializar seus resultados.

2 BRÓCOLIS
Rico em cálcio e vitaminas, ele auxilia na prevenção de doenças, como os cânceres de intestino e mama. Como ajuda também a regular a pressão sanguínea, acaba relaxando os músculos do coração. Consumir uma xícara (chá) da verdura cozida três vezes por semana já é o suficiente para notar os resultados.

3 SALMÃO
Fonte de ômega-3 e ferro, o peixe elimina toxinas que inflamam o corpo. A combinação de seus componentes produz uma espécie de “camada protetora” no cérebro, que diminui a irritabilidade. Um filé assado ou grelhado uma vez na semana!

4 SEMENTE DE ABÓBORA
Essas sementes contêm triptofano, uma substância que ajuda a diminuir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. O magnésio, também presente, gera uma sensação de tranquilidade para o corpo. Já o ferro e as proteínas aumentam a disposição para o dia a dia. Qual tal consumir 2 colheres (sopa) no lanche da tarde? “Prefira a versão torrada e sem casca”, indica a especialista.

5 OVO
Quando estamos estressados, nosso corpo acaba “esgotando” o estoque de vitaminas do complexo B, importantes para a saúde. Os ovos
inteiros (com a gema) ajudam a repor essas substâncias, além de diminuir nossa compulsão por doces, por serem ricos em proteínas. Se possível, consuma duas unidades por dia.

6 CHOCOLATE 70% CACAU
Não precisa abrir mão de um docinho. O cacau contém flavonoides, componentes importantes para a saúde do coração e prevenção de
cânceres. Se consumido entre 16h e 18h (horário de pico da produção dos hormônios que causam o estresse), ajuda a controlar o problema. Mas o recomendado é apenas 10 g por dia.

7 ABACATE
Sua gordura é considerada “do bem” porque ajuda na saúde do coração. Como o estresse pode elevar o número de batimentos cardíacos, seu consumo é bastante indicado. Use três colheres (sopa) rasas antes de dormir.

Ana Bardella
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

Bate Bola na Cozinha

BEM-ESTAR

  1. 1 Ministério da Saúde abre hoje segunda fase da vacinação contra gripe
  2. 2 Mensagem da Karlinha: Faça novas escolhas sempre!
  3. 3 Veja 5 exercícios que auxiliam as mães na rotina com os filhos
  4. 4 Cuidados ao fazer as unhas fora de casa: veja como evitar contaminação
  5. 5 Qual é a obrigação do convênio de saúde com pessoas com câncer?