AnaMaria

7 dúvidas sobre ovos enriquecidos com Ômega 3, Selênio e Vitamina E

Saiba como os ovos são enriquecidos e por que estes nutrientes são importantes para o organismo

Da Redação Publicado em 29/12/2021, às 08h00

Ovos começaram a ser enriquecidos com outras vitaminas pela indústria. - I'm Nik/Unsplash
Ovos começaram a ser enriquecidos com outras vitaminas pela indústria. - I'm Nik/Unsplash

O ovo é considerado um dos alimentos mais completos que existem. E agora é também um aliado poderoso de quem se preocupa em manter uma alimentação mais saudável. Isso porque algumas empresas começaram a enriquecer o alimento com ômega 3, selênio e vitamina, nutrientes que contribuem para a melhoria da saúde e bem-estar, estética, longevidade e performance.

Mas com tantas vantagens, também surgem algumas dúvidas. AnaMaria Digital reuniu as as perguntas mais frequentes sobre ovos enriquecidos e procurou a nutricionista clínica, esportiva e ortomolecular Milena Cornacini, que também é Mestre e Doutora em Nutrição e Consultora Técnica da Katayama Alimentos, para respondê-las. Confira!

1. O QUE SÃO OVOS ENRIQUECIDOS?

O ovo possui mais de 50 nutrientes e fornece proteínas, aminoácidos, lipídeos, além de vitaminas e minerais de que o nosso corpo necessita. Mas além de tudo isso, o ovo também pode ser enriquecido com nutrientes que “potencializam” seus benefícios.

2. O QUE É ÔMEGA 3? POR QUE O ÔMEGA 3 É IMPORTANTE?

Ômega 3 é uma gordura poli-insaturada composta por ácidos graxos, que ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue e, consequentemente, os riscos de doenças cardiovasculares. O ômega 3 é essencial na alimentação, pois não é produzido pelo organismo humano.

3. COMO FAÇO PARA INGERIR ÔMEGA 3?

O corpo humano não é capaz de produzir ômega 3, por isso é importante incluir nas refeições alimentos que são fonte de ômega 3 (ovos com alto teor de ômega 3, peixes de águas frias, linhaça) ou utilizar uma suplementação nutricional (presente nos óleos de peixe, de linhaça, de krill).

4. COMO SE ENRIQUECE UM OVO COM ÔMEGA 3?

Esta é uma dúvida bem comum. O nutriente ômega 3 é adicionado na alimentação das aves, pela ração diária e, assim, seus ovos ficam ricos neste nutriente. É importante esclarecer que quando declaramos em nossas embalagens “alto teor” de ômega 3 estamos garantindo níveis nutricionais desse nutriente, pois periodicamente realizamos análises e acompanhamentos da produção para garantir esse enriquecimento. Assim, os ovos enriquecidos com ômega 3 têm propriedades adicionais, se comparados aos ovos comuns.

5. QUANTOS OVOS COM ALTO TEOR DE ÔMEGA 3 DEVO CONSUMIR?TE?

De modo geral, a recomendação é de 250 a 500 miligramas de ômega 3 por dia para adultos saudáveis, de acordo com a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. O que equivale a 3,5 ovos com “alto teor” de ômega 3. O ideal é personalizar segundo as necessidades clínicas, podendo chegar até 4g de ômega 3. Consulte um nutricionista para uma indicação adequada.

6. QUAIS OS BENEFÍCIOS DO SELÊNIO E DA VITAMINA E PARA A SAÚDE?

Selênio é um mineral com alto poder antioxidante, assim como a vitamina E, e ambos combatem os radicais livres no organismo. Por isso são importantes na prevenção ao envelhecimento precoce e doenças degenerativas, Alzheimer e doenças cardiovasculares. Os radicais livres são formados naturalmente durante o metabolismo corporal. No entanto, em situações de estresse e doenças os radicais livres tendem a aumentar e podem causar inflamações, alterações no funcionamento das células e envelhecimento.

7. QUALQUER UM PODE CONSUMIR OVOS ENRIQUECIDOS?

Sim, podem ser consumidos por qualquer pessoa. A exceção são aqueles intolerantes ou alérgicos a qualquer componente do ovo. Ômega 3, selênio e vitamina E já estão presentes nos ovos de galinha, mas quando eles são enriquecidos em linhas especiais trazem ainda mais benefícios para a saúde.