AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Falta de atenção

7 hábitos que detonam a sua saúde bucal e você não sabia

Algumas atitudes "inofensivas" podem comprometer a beleza de seu sorriso

Da Redação Publicado em 10/11/2018, às 15h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A saúde bucal deve sempre ser considerada preventiva, segundo dentista - Shutterstock
A saúde bucal deve sempre ser considerada preventiva, segundo dentista - Shutterstock

Quando foi sua última visita ao dentista? Você esquece de escovar os dentes após as refeições ou antes de dormir? Esses hábitos aparentemente “inofensivos” afetam (e muito!) a saúde dos dentes e da boca. 

De acordo com o dentista Mario Groisman, mestre em ciências dentais pela Universidade de Lund (Suécia), a saúde bucal deve sempre ser considerada preventiva, e não de emergência. 

“É importante ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano, e nunca se esquecer de escovar os dentes ou passar o fio dental depois das refeições”, explica. 

AnaMaria mostra uma lista com os sete hábitos que mais comprometem seu sorriso::

1 - NÃO IR AO DENTISTA

Não adianta escovar os dentes, usar fio dental, enxaguante bucal e estar a par dos últimos lançamentos para deixar os dentes cada vez mais brancos, se você não visita regularmente o profissional.

“Existem problemas que só um especialista vai conseguir identificar, principalmente os de repetição”, ressalta Groisman. Como existem doenças que se manifestam primeiro pela boca, é fundamental marcar uma consulta pelo menos uma vez por ano.

2 - FUMAR

A nicotina presente no cigarro diminui a função de algumas células de defesa do corpo, favorecendo o crescimento de bactérias. Além disso, dificulta o transporte de oxigênio, prejudicando a reparação dos tecidos gengivais.

3 - ABUSAR DE REFRIGERANTES

A maioria dos refrigerantes traz corantes, especialmente os à base de cola (como a Coca-Cola), que penetram no esmalte e o escurecem com o tempo. Mas as manchas vão depender, claro, do grau de higiene de cada pessoa.

4 - ESQUECER DA ESCOVA E DO FIO DENTAL

O dia está muito agitado e você mal conseguiu parar para almoçar, quem dirá escovar os dentes. Ou mesmo chegou muito tarde em casa e foi direto pra cama. O ato de não escovar os dentes, e/ou deixar o fio dental de lado, são erros fatais quando se trata da saúde do sorriso. 

“A nossa boca está cheia de bactérias e, quando as consideradas ‘ruins’ ficam muito tempo nos dentes, começam a colonizar e produzir um ácido que pode quebrar o esmalte” explica o dentista. Escovar os dentes ajuda a remover a placa bacteriana que forma essas colônias. Já o fio dental serve para alcançar lugares em que a escova não chega. 

“Se você tem os dentes de siso, aconselha-se usar uma escova infantil ou com a cabeça menor para chegar até esses dentes, que ficam no fundo da boca e a escova normal não alcança”, conta Mário. 

5- ESCOVAÇÃO INCORRETA

Não adianta cuidar da higiene bucal pelo menos três vezes ao dia, se o processo está errado. Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos.

“A maioria dos adultos não chegam nem próximos a este tempo. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas”, explica Mário.

6 - PASTA SEM FLÚOR OU MUITA PASTA

É comum algumas pastas de dentes “naturais” falarem que são livres de flúor, mas a verdade é que você precisa do flúor. Ele ajuda a remover as placas bacterianas, substituindo os minerais desgastados pelo ácido produzido pelas bactérias. 

“Também é importante lembrar que é a escova, e não a pasta, que promove a desorganização química da placa, limpando seus dentes. O creme dental aplicado deve ser do tamanho de uma ervilha”, explica Mário.

7 - DENTES COMO FERRAMENTAS

Abrir garrafas, roer unhas, rasgar uma embalagem, segurar algo na boca são hábitos comuns, mas que prejudicam, e muito, os dentes. Na fase adulta os dentes já estão meio desgastados, o que os tornam mais propensos às fraturas, ou seja, se um objeto for duro demais, pode quebrar o dente.