AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

A sorte está lançada!

Sabia que é possível manipular o destino e fazer com que ele jogue a seu favor? Aprenda a ter a sorte como hábito e impulsione a sua vida pessoal e profissional

Redação Publicado em 08/09/2015, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

BEM-ESTAR SORTE 985 - SHUTTERSTOCK
BEM-ESTAR SORTE 985 - SHUTTERSTOCK
Você acredita em sorte? Há quem responda sim, é claro! Mas também há os mais pragmáticos, que creem que a nossa trajetória é a gente que faz e por isso não dá para ficar esperando as coisas caírem do céu. É preciso ter atitudes específicas para alcançarmos o que queremos. Porque só  ganha na loteria quem joga, assim como só é promovido quem rala muito e consegue mostrar que é um profissional que merece isso! Confira 15 dicas quentíssimas do palestrante motivacional inglês Douglas Miller, autor do livro A Sorte como Hábito (Editora Integrare, R$ 39,90), para que você também possa se considerar uma pessoa sortuda. Impressionante como são todas muito simples de seguir...

1) Faça a diferença: O que você oferece para o seu grupo? Liderança, inspiração, harmonia... Respeitando a sua essência, procure se destacar. Você será vista como uma pessoa de desempenho ímpar.

2) Influencie seus pares: Quando as pessoas acreditam e confiam em você, elas ficam mais dispostas a ser influenciadas. A credibilidade será baseada nas suas habilidades, conhecimentos e sucesso anterior.

3) Conserve o frescor: Que tal realizar pela primeira vez uma trilha ou assistir àquele filme inédito em 3D? Conheça coisas que você possa acessar facilmente, que relaxem e deem prazer. Tente fazer algo para agradar a si mesma todos os dias – mesmo que seja por alguns instantes.

4) Cuide do networking: Construa relacionamentos e não apenas utilize as pessoas para chegar aonde você quer. Quando estiver com alguém interessante, saiba ouvir e seja uma ótima “entrevistadora” – e fale menos de você.

5) Transforme o medo em realização: Não deixe que o pensamento negativo controle a sua vida. Ter conversas otimistas com você mesma ajuda a modificar o quadro. “Querer muito que algo aconteça exerce uma onda positiva na direção da realização de seus desejos“, afirma Douglas.

6) Trabalhe duro: As pessoas que atingem o melhor desempenho se dedicam bastante para isso. Deve sempre haver um propósito para esse esforço valer a pena. Imaginar você se dando bem lá na frente é uma boa motivação. Experimente!

7) Conheça a sua capacidade: Não menospreze tudo o que é capaz de fazer e também mantenha a mente aberta para as coisas novas que ainda pode realizar. Pense nas possibilidades de se tornar uma expert. Reavalie o passado, deixe reavivar alguns interesses, acredite em você e, assim, maximize a sorte.

8) Pense de forma produtiva: Pressione-se menos e dê tempo para que as suas melhores ideias amadureçam. Reformule e repense os problemas. Evite dizer “não”.  Viva os bons momentos de descontração e felicidade. A leveza da alma possibilita o acesso à intuição de forma espontânea, o que facilita a compreensão dos acontecimentos. Tente enxergar tudo sempre sob uma nova perspectiva.

9) Tenha objetivos: Eles devem ser claros e bem definidos, com prazo para acontecer (se for o caso). A sua sinceridade sobre como alcançar a meta passará a contagiar as pessoas, que vão levá-la a sério e até colaborar. Tenha algumas estratégias para lidar com eventuais contratempos. Também tenha flexibilidade para fazer ajustes necessários.

10) Compartilhe o sucesso: As pessoas gostam de ser lembradas. Portanto, elogie e agradeça todos os que a ajudaram a chegar lá. Isso cria uma atmosfera positiva e abre caminho para a sorte. Não deixe de estimular as pessoas que trabalham com você para que também lutem por seus sonhos e objetivos.

11) Aceite os feedbacks: Adote sempre uma postura favorável ao receber críticas positivas ou negativas. Use esse retorno como uma ferramenta para melhorar o seu desempenho. Peça exemplos específicos e veja como melhorar.

12) Defina o que importa: Compreenda o que os grupos dos quais você faz parte esperam e estabeleça o que é fundamental para o seu sucesso como funcionária, mãe e mulher.

13) Viva o momento: Tudo bem deixar uma vez ou outra o coração governar os seus atos. Curtir os prazeres permite que a energia flua e as coisas sigam o melhor caminho.

14) Sinta-se viva: Para ter sorte, você precisa ser feliz com o que faz e somar motivação, conhecimento e habilidades – fatores 
que permitem que algo saia benfeito. Se não tiver certeza do que gosta, tome uma atitude para não ser simplesmente “levada pela correnteza”. Procure sempre as atividades que a entusiasmam!

15) Aprenda a lidar com o fracasso: Ele não deve ser motivo para destruir a sua autoconfiança. Observe a situação, analise seus erros e, da próxima vez, veja como agir diferente para se dar bem. “É importante traçar um caminho com várias alternativas. Assim, você consegue atuar com rapidez para contornar o obstáculo e prosseguir”, explica a coach de carreira Cibele Nardi. Ou seja, sempre é possível recomeçar. Então, tente!