Ácido úrico se controla com alimentação!

Fazer escolhas certeiras na hora das refeições ajuda a baixar os níveis da substância que, se em excesso, causa pedra nos rins e gota

Karla Precioso Publicado quinta 26 maio, 2016

Fazer escolhas certeiras na hora das refeições ajuda a baixar os níveis da substância que, se em excesso, causa pedra nos rins e gota
Ácido úrico se controla com alimentação! - Shutterstock
O ácido úrico faz parte das substâncias presentes no nosso organismo. Produzido a partir das proteínas (sobretudo carnes) que comemos, boa parte dele é eliminada pelos rins. Uma parte, porém, permanece no sangue. Até aí tudo bem. 
O problema, segundo a endocrinologista Ana Cristina Reis, de Salvador, é quando os níveis ficam muito altos – condição chamada de hiperuricemia. Se fugir do controle, a situação pode levar a doenças com sintomas bem chatos, como pedra nos rins e gota (quando o ácido úrico se acumula e calcifica as articulações). A boa notícia é que dá para equilibrar a taxa desse composto só mudando a alimentação. Veja a seguir  o que é bom incluir na dieta e o que deve ser evitado.


Fatores que contribuem para o aumento da substância no sangue

■ Alimentação desregrada
■ Pressão alta
■ Consumo excessivo de bebida alcoólica
■ Doenças renais crônicas
■ Obesidade
■ Uso de diuréticos do tipo tiazídicos, e de remédios à base de salicilatos (para tratar inflamações e dor)



Consequências do descontrole

Dor, inchaço e vermelhidão na pele, além de dificuldade para movimentar as articulações, sobretudo dedos, joelho, 
tornozelo e calcanhar. O aparecimento de pedras nos rins também é comum.



Prevenir é o melhor remédio!

Siga uma dieta equilibrada
Cerca de 20% do ácido úrico do corpo vem da alimentação. Então, cuide  do cardápio! O melhor é seguir a dieta prescrita pelo seu médico, mas, no geral, abuse dos vegetais e vá com calma nas carnes, frutos do mar, álcool e refrigerantes (veja mais dicas a seguir).


Hidrate-se
Beba, no mínimo, dois litros de água por dia. Ao aumentar o volume de urina, você reduz a chance de formação de cristais de ácido úrico.


Faça ginástica
Caminhar por 30 minutos ajuda a manter o peso e a evitar o desequilíbrio das taxas da substância.



Chega de incômodo!

✔Alimentos permitidos

■ Arroz branco
■ Chá, café e chocolate 
■ Cereais integrais
■ Frutas, legumes e verduras (especialmente abacate, alface, beterraba, cebola, cenoura, couve, couve-flor, laranja, nabo, pepino, tomate)
■ Leite e derivados
■ Macarrão
■ Ovo
■ Grãos, como soja, feijão e grão-de-bico
■ Oleaginosas, como nozes, castanhas e amendoim
■ Peixes magros, como pescada, badejo e corvina


✘Alimentos não permitidos

■ Embutidos, como bacon, linguiça, salame, presunto e salsicha (segundo a OMS, o consumo frequente desses alimentos ainda aumenta as chances de câncer colorretal!)
■ Bebidas alcoólicas, principalmente cerveja
■ Temperos prontos, como caldos de galinha e carne
■ Peixes gordos, como truta, salmão, arenque e bacalhau
■ Refrigerantes e sucos artificiais (bebidas açucaradas em geral)
■ Vísceras, como coração de galinha, rim, fígado e moela


Embora algumas fontes de proteínas vegetais (espinafre, lentilha e ervilha) sempre tenham sido excluídas da dieta de quem sofre com o ácido úrico elevado, estudos recentes mostram que eles não são desencadeadores do quadro de gota.  Então, não estão proibidos; basta comê-los com moderação. 


Sucos contra a crise

Cenoura
Como ela tem efeito alcalinizante, é muito indicada para controlar o excesso de ácido úrico que se armazena nas articulações. Bata no liquidificador duas cenouras médias, sem casca e picadas, com uma beterraba (também sem casca e picada e cinco uvas-passas). Coe e beba.


Melancia 
A fruta contém licopeno, que combate os radicais livres e, de brinde, acelera a eliminação do ácido úrico. Faça um suco da polpa e tome à tarde.


Pepino 
Possui baixo teor de purinas (proteínas contidas em muitos alimentos) e bastante água, o que pode ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico. No liquidificador, bata bem um pepino picado, dois talos de aipo, uma rodela de limão sem casca, um pedaço pequeno de gengibre e 100 ml de água. Beba um copo por dia.




Fique de olho: a taxa normal de ácido úrico no sangue é de 3,4 a 7,0 mg/dl nos homens e de 2,4 a 5,7 mg/dl em mulheres

Último acesso: 18 Sep 2021 - 07:32:43 (1013136).