AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Menstruação

Adeus, TPM! Veja 7 dicas para aliviar os sintomas do período pré-menstrual

Confira 7 passos para aliviar os principais sintomas da TPM

Da Redação Publicado em 21/09/2019, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sintomas como a irritabilidade, sensibilidade, baixa autoestima e crises de choro são comuns nesse período - Patrícia Gebara
Sintomas como a irritabilidade, sensibilidade, baixa autoestima e crises de choro são comuns nesse período - Patrícia Gebara

Cólica, ansiedade, sensibilidade, irritação... A ginecologista Maria Elisa Noriler listou sete dicas para amenizar a intensidade dos sintomas no período pré-menstrual. 

Siga-os para se sentir melhor! 

CONSUMA CASTANHAS
Elas são ricas em magnésio, nutriente que ajuda a controlar a compulsão alimentar – por isso são ótimas para as mulheres que sentem muita vontade de comer. Por serem fonte de fibras, elas fazem com que a sensação de saciedade dure por mais tempo. Alimentos como mel, soja, damasco seco e grão-de-bico trazem os mesmos benefícios.

EVITE CAFEÍNA
Sintomas como a irritabilidade, sensibilidade, baixa autoestima e crises de choro são comuns nesse período. Por isso, evite comer produtos industrializados e com cafeína, como café e chá-preto. Vai reduzir demais o estresse!

ZERO POLÊMICAS
Evite tratar de assuntos polêmicos com seus colegas de trabalho durante os dias de tensão. Se puder, prefira conversar sobre questões importantes quando você estiver com bom humor e aberta para dialogar. Quanto menos problema, melhor.

MANEIRE NO CHOCOLATE
A vontade de devorar chocolate é normal e não há nenhum problema em consumir a guloseima. Isso acontece porque o cacau atua na sensação de bem-estar. Mas é preciso maneirar. Ou seja, se fizer questão de chocolate, prefira os do tipo 70% cacau. Se preferir, pode utilizar o ingrediente em pó nas suas preparações: você pode colocá-lo por cima da tapioca ou de uma fruta.

MEXA O ESQUELETO
Pratique atividade física regularmente. A prática ajuda a diminuir as cólicas menstruais e também melhora muito o humor, já que aumenta a liberação de endorfinas, que são hormônios que causam a sensação de prazer e relaxamento.

SÓDIO, NÃO!
Afaste-se de alimentos que possuem muito sódio, como carnes processadas, queijos amarelos e temperos prontos. Isso porque essa substância promove a retenção de líquidos, aumentando o inchaço e até a nossa sensibilidade.

NÃO FUME
Estudos comprovam que o fumo aumenta todos os sintomas da TPM, colaborando para o mal-estar das mulheres. Além disso, a combinação de cigarro e pílula anticoncepcional pode acelerar a coagulação do sangue, aumentando as chances de a mulher ter um acidente vascular cerebral (AVC) e trombose.