AnaMaria

Afinal, chiclete faz bem aos dentes e tira o mau hálito? Especialista responde

Especialista explica se chiclete faz bem aos dentes e tira o mau hálito

Júlia Arbex Publicado em 02/11/2019, às 15h00

Recomenda-se mascar chiclete sem açúcar, no máximo, por 20 minutos, quatro vezes ao dia - Banco de Imagem/Getty Images
Recomenda-se mascar chiclete sem açúcar, no máximo, por 20 minutos, quatro vezes ao dia - Banco de Imagem/Getty Images

Márcio Passos, dentista especialista em ATM (articulação temporal mandibular) e dor orofacial, esclareceu as três principais dúvidas sobre a goma de mascar. Mas adiantamos: ela, em si, não tira o mau hálito.

MASCAR CHICLETE CAUSA DOR E DEIXA A MOBILIDADE DA ARTICULAÇÃO DA MANDÍBULA E DOS MÚSCULOS AO REDOR COMPROMETIDOS? 
Pessoas que apresentam outros hábitos somados à mastigação prolongada da goma da mascar podem apresentar, sim, DTM (disfunção temporomandibular). Contudo, em alguns indivíduos, ao invés de causar problemas mastigatórios, a goma de mascar pode atuar como auxiliadora neste quesito. 

Caso você já tenha sido diagnosticada com o problema, procure ter cautela no consumo, evite apertar os dentes durante o dia e evite comer alimentos muito duros. Outra dica: manter a boa postura (cabeça, pescoço e costas) ajudará você a relaxar os músculos do sistema mastigatório.

PODE SER USADO PARA TRATAR MAU HÁLITO? 
As gomas de mascar, muitas vezes, são utilizadas para essa finalidade. No entanto, os saborizantes que estão presentes no doce não são os responsáveis pela redução do odor desagradável. Na verdade, o aumento da salivação proporcionada pela mastigação do chiclete é que diminui o mau hálito. Imagine como se o ato lavasse a região. 

Para eliminar a halitose de verdade, escove os dentes depois das refeições principais e passe fio dental. Recomenda-se mascar chiclete sem açúcar, no máximo, por 20 minutos, quatro vezes ao dia. 

CAUSA CÁRIE? 
Qualquer alimento muito açucarado consumido sem a devida higiene oral tem o potencial de causar cáries. Ou seja, o problema não é o alimento em si, mas o descuido com a higiene bucal.