AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Além do prazer: veja 5 benefícios do orgasmo para a saúde das mulheres

Especialista elenca benefícios do orgasmo que vão além do prazer sexual

Da Redação Publicado em 10/02/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulheres aproveita vários benefícios do orgasmo. - Drew Collins/Unsplash
Mulheres aproveita vários benefícios do orgasmo. - Drew Collins/Unsplash

A sensação de orgasmo é boa e todo mundo gosta. Ela vem de uma contração involuntária dos músculos do assoalho pélvico, pernas e até dos braços. De forma geral, a respiração fica mais acelerada e ofegante, e a mulher sente ondas de calor da ponta dos pés à cabeça. “Outros sinais de que você está no caminho certo são o aumento da lubrificação vaginal e o inchaço do clitóris”, explica o ginecologista e obstetra César Patez.

De acordo com o profissional, o orgasmo pode ser classificado de várias maneiras, sendo que o mais comum e conhecido é o clitoriano. “Mas não é uma regra: pode ocorrer em outras partes da pelve, como vagina, ânus, mamilos ou até mesmo em regiões menos comuns”, cita.

Contudo, um dos principais desafios é, de fato, “chegar lá”. Isso porque, devido ao tabu que ronda o orgasmo feminino, muitas mulheres nunca atingiram o ápice. “É verdade que as mulheres têm mais dificuldades de chegar ao orgasmo do que os homens”, conta Patez. Segundo ele, fatores culturais e psicossomáticos influenciam bastante. “As causas orgânicas [da pessoa “não chegar lá”] podem envolver 20 a 40% dos casos, como tabagismo, diabetes, endometriose, miomas, menopausa, doenças vasculares e outras.”

AnaMaria Digiral lista cinco vantagens do orgasmo para as mulheres, que vão além do prazer sexual. Confira!

ALIVIAR DORES E TENSÕES

De acordo com o médico, estudos que apontam para o orgasmo como um analgésico. “Seja por meio da masturbação, brincadeiras ou relações sexuais, um orgasmo pode liberar a pressão, permitindo que seu corpo relaxe e alivie dores e tensões”, observa.

DIMINUI O ESTRESSE

O orgasmo reduz a produção do hormônio natural do estresse pelo nosso corpo, o cortisol. “Além disso, o estresse tende a diminuir pela estabilidade emocional que alcançamos durante a atividade sexual”, acrescenta Patez.

MELHORA O SONO

Quem diria que a insônia poderia ser solucionada com prazer, não é mesmo? Para o especialista, o orgasmo é uma forma natural de incentivar nosso corpo e mente a descansar. “Durante este período, seu corpo está liberando naturalmente o hormônio oxitocina. Além de outras funções, ele regula vários processos do cérebro, incluindo o sono.”

PROTEGE O CORAÇÃO

Um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos EUA analisou os efeitos dos hormônios para a saúde feminina, principalmente entre aquelas na fase da menopausa. Os pesquisadores concluíram que as mulheres que faziam tratamento com estrogênio apresentaram riscos bem menores de doenças cardíacas. “E o orgasmo eleva os níveis de estrogênio na mulher, sendo, portanto, comprovada a influência do sexo na redução de complicações cardíacas”, afirma.

FORTALECE A IMUNIDADE

“Ter uma vida sexual ativa aumenta a quantidade de um anticorpo conhecido como Imunoglobulina A (IgA), responsável pela proteção do organismo de infecções, gripes e resfriados”, finaliza.