AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Cão cidadão

Animais de estimação proporcionam diversos benefícios a idosos e crianças

Entenda o bem que os pets fazem para as crianças e idosos

Da Redação Publicado em 27/07/2019, às 17h00 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Esses bichinhos podem se tornar verdadeiros remédios - Banco de Imagens/Getty Images
Esses bichinhos podem se tornar verdadeiros remédios - Banco de Imagens/Getty Images

Não é novidade que a presença dos animais de estimação tem o poder de nos proporcionar alegria e qualidade de vida por meio de brincadeiras, descontração e muito amor e carinho. 

Aliás, atualmente, diversos médicos especialistas indicam o contato de crianças e idosos com esses bichinhos a fim de proporcionar a essas pessoas inúmeros estímulos físicos, psíquicos e sociais.

Entre os benefícios citados pelos profissionais da saúde podemos mencionar, por exemplo, que crianças que crescem com animais desde pequenas têm menos chance de adquirir alergias e problemas respiratórios no futuro. 

Do ponto de vista social e emocional, um animal de estimação pode ainda ser uma importante ferramenta para os exercícios afetivos diários que uma criança deve realizar.

As noções de ética e de responsabilidade também podem ser trabalhadas desde cedo ao ver os adultos cuidando e interagindo com os pets, além de ser um importante estímulo e contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Com os idosos, a presença do pet também traz diversas experiências bastante importantes para o aumento da expectativa de vida. 

Além de ser uma motivação para realizar atividades físicas (como levar o animalzinho para um passeio), o bicho pode ser uma excelente companhia, contribuindo assim para evitar o sentimento de isolamento e solidão que, muitas vezes, acometem várias pessoas da terceira idade.

E isso se explica: os momentos de brincadeira e descontração com nossos bichos resultam no aumento de um neurotransmissor chamado serotonina, que tem o poder de melhorar o humor, aumentar a sensação de bem-estar, aliviar a dor e regular o apetite. 

Ou seja, esses bichinhos podem se tornar verdadeiros remédios com o poder de tornar a vida de muitas pessoas bem mais feliz e saudável. Só notícia boa, né?

MARCELA BARBIERI BORO, zootecnista, médica veterinária, adestradora e franqueada da Cão Cidadão.