AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Aprenda exercícios que evitam dores e problemas de saúde causados pelo home office

As novas configurações do trabalho na pandemia podem trazer riscos à circulação e coluna

VANESSA FURSTENBERGER, colunista de AnaMaria Publicado em 19/02/2021, às 09h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aprenda exercícios que evitam dores e problemas de saúde causados pelo home office - Pixabay
Aprenda exercícios que evitam dores e problemas de saúde causados pelo home office - Pixabay

A pandemia da covid-19 começou e, tão logo, foi preciso nos adaptarmos. Com isso, novos hábitos foram surgindo e um deles foi o fato de uma grande quantidade de pessoas começarem a trabalhar em casa. O home office tomou conta da rotina de trabalho.

Nessa nova realidade, muitos começaram a trabalhar por algumas horas a mais do que o habitual, justamente pela facilidade de não precisarem se deslocar para os locais de trabalho, o que fez o tempo render mais.

Só que essa nova rotina faz com que as pessoas passem mais horas sentadas, na frente do computador muitas vezes sem a ergonomia ideal.  

Cadeiras não tão confortáveis, altura do computador em mesas improvisadas, entre outras situações, aliadas ao fato de muitas horas em uma mesma posição, muitas vezes quase sem se levantar, acaba prejudicando a postura ideal trazendo dores e desconfortos, principalmente na coluna, o que pode atrapalhar até a própria circulação das pernas.

Tudo isso torna a prática de atividade física ainda mais necessária para evitar ou até mesmo tratar dores advindas da má postura, adquirida por todos os fatores citados acima.

PREVENÇÃO É A CHAVE
Pensando em melhorar a qualidade de vida de quem está passando por essa nova situação, resolvi passar aqui alguns exercícios que podem aliviar e prevenir dores nas costas, além de problemas de circulação.

Existem várias modalidades esportivas que ajudam nessa questão, mas o alongamento e a mobilização da coluna são movimentos que podem ser feitos até num curto espaço de pausa no trabalho.

VAMOS COMEÇAR? 

Foto: arquivo pessoal

Inicie na posição ereta sentada na metade da cadeira


Foto: arquivo pessoal

Contraia o abdômen levando a lombar em direção ao encosto da cadeira curvando levemente as costas.

Volte a posição ereta da coluna.

Foto: arquivo pessoal.

Sente-se na cadeira, cruze uma perna sobre a outra e leve o tronco na direção da perna flexionada

Foto: arquivo pessoal

Sente-se mais na ponta da cadeira, joelhos flexionados e pernas afastadas, solte o tronco levando as mãos em direção ao chão relaxe as costas e o pescoço

Foto: arquivo pessoal.

Em posição ereta, gire o tronco para o lado sem curvar às costas

Foto: arquivo pessoal.

Sente-se na beira da cadeira, mantenha uma perna flexionada e a outra estendida, tente alcançar a ponta do pé da perna estendida

Foto: arquivo pessoal

Em pé, apoie na cadeira ou parede, flexione um dos joelhos puxando o calcanhar na direção do glúteo

Foto: arquivo pessoal

Em pé, apoie um dos pés em cima da cadeira, empurrando o quadril pra frente e mantendo a perna de trás com o joelho estendido

Foto: arquivo pessoal

Sentada na cadeira, passe um dos braços pela frente do tronco e olhe por cima do ombro


VANESSA FURSTENBERGER é educadora física desde 1995. Mesmo sendo profissional do esporte, tinha dificuldade para manter o peso saudável, não tinha equilíbrio na alimentação e chegou a pesar 98 kg. Com 40 anos eliminou 40 kg e hoje ajuda pessoas a estabelecerem um estilo de vida saudável e equilibrado. Aqui em AnaMaria, compartilha dicas para um estilo de vida mais leve e com saúde! Instagram: @va.personal