AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Artrite e artrose: 5 dicas simples para acabar com os incômodos

Especialista indica práticas que podem amenizar os sintomas das doenças e contribuir com a melhora da qualidade de vida

Karla Precioso Publicado em 08/05/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ambos os males exigem cuidados parecidos e indispensáveis ao bem estar - Pixabay/Septimiu Balica
Ambos os males exigem cuidados parecidos e indispensáveis ao bem estar - Pixabay/Septimiu Balica

A artrite reumatoide é uma doença reumática que leva à inflamação das articulações, causando dor e inchaço nas mãos, punhos, joelhos e tornozelos. Já a artrose, também chamada de osteoartrose ou osteoartrite, é uma doença degenerativa das articulações e leva a um desgaste da cartilagem, podendo ser acompanhada também de inflamação. 

Os cuidados para quem sofre desses males são bastante parecidos e indispensáveis para uma melhor qualidade de vida. Mariana Ortega Perez, especialista na Cobra Reumatologia e membro da Comissão de Osteoporose e Doenças Osteometabólicas da Sociedade Brasileira de Reumatologia, ensina regrinhas de ouro para amenizar os sintomas. Confira!

1 - ABANDONE O SEDENTARISMO
A prática de exercícios traz diversos benefícios, como ganho de força muscular, flexibilidade e equilíbrio. Além disso, ajuda a controlar a doença, com melhora da dor, sono e humor. O planejamento do programa de atividade física precisa ser feito conjuntamente pelo paciente e um profissional habilitado. A progressão da carga e intensidade dos exercícios devem ser realizadas gradativamente.

2 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Evite alimentos industrializados e condimentados, e controle a ingestão de sódio e carboidrato. Priorize uma alimentação rica em frutas, vegetais e carne. Pacientes com doenças reumáticas apresentam maior risco de osteoporose, devendo priorizar o consumo de cálcio pela dieta, quando não houver intolerância ao leite e derivados.

3 - CUIDADO COM OS SAPATOS
Opte por calçados confortáveis, fechados e com solado rígido para melhor estabilidade. Para as mulheres, o ideal é evitar o uso de salto alto. Às pessoas com deformidades e calosidades nos pés decorrentes da artrite reumatoide, recomenda-se o uso de sapatos especiais, de acordo com cada problema. Um calçado adequado garante equilíbrio articular e evita quedas.

4 - PROTEÇÃO ARTICULAR
Use de maneira racional e inteligente as suas articulações. Algumas atividades podem piorar as dores. Adapte esses movimentos a outros que não sejam doloridos. Distribua a carga em mais de uma articulação e evite permanecer na mesma posição por muito tempo e segurar objetos com muita força.

5 - TECNOLOGIA E DISPOSITIVOS ADAPTADOS
Tudo que puder ser automatizado, assim deve ser feito. Exemplos: cabos engrossados (de canetas, escova e talheres), tiras elásticas para facilitar o manuseio de talheres e abridores de lata adaptados.