AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Atenção, beijoqueiros: dentista alerta sobre saúde bucal durante Carnaval

João Aroucha, doutor em Odontologia e professor do curso na Estácio, oferece dicas sobre saúde bucal

Folia é marcada pelos beijoqueiros de plantão. - Quinten de Graaf/Unsplash
Folia é marcada pelos beijoqueiros de plantão. - Quinten de Graaf/Unsplash

Carnaval 2024 está a todo vapor: trios elétricos pelas ruas, desfiles de escola de samba e animação de sobra por parte dos foliões. E não é nenhuma novidade que, além da alegria, a época também é marcada por muito beijos. Por isso, é importante reforçar a importância da saúde bucal.

Em bate-papo com AnaMaria Digital, o cirurgião dentista João Aroucha, doutor em Odontologia e professor do curso na Estácio, alertou sobre a existência dos riscos trazidos de doenças transmitidas pelo beijo. Entre elas, a mononucleose, conhecida como doença do beijo.

Grande parte das enfermidades são de curta duração e geralmente se curam sozinhas. No entanto, complicações podem ocorrer, algumas até mesmo permanentes - como reforça o especialista. Doenças respiratórias, problemas digestivos e até infecções sexualmente transmissíveis (IST) são comuns.

As gotículas de saliva podem transportar vírus, bactérias e fungos de uma pessoa para outra, tornando a prevenção essencial”.

PREVENÇÃO

Segundo o especialista, a prevenção de problemasenvolve múltiplas ações em prol da manutenção da imunidade, como:

  • Hidratação;
  • Alimentação equilibrada;
  • Sono adequeado;
  • Proteção solar.

"Esses cuidados não apenas contribuem para a saúde geral, mas também têm um impacto direto na saúde bucal", acrescenta. O professor da Estácio também não indica longos períodos de jejum durante a folia. O motivo é simples: o hábito contribui para o mau hálito

Aroucha continua: "O consumo de álcool, comum nessa época, combinado com o calor, pode resultar em desidratação, associada a diversos problemas bucais. Por isso, é importante sempre alternar as bebidas alcoólicas com água mineral para manter a hidratação".

HIGIENE É FUNDAMENTAL 

Além dos cuidados extras, não dá para esquecer do básico, né? Por isso, a higiene bucal não pode ser ignorada, mesmo em meio à festa. Escovar os dentes e usar o fio dental após as refeições são práticas essenciais para quem quer ter uma boca saudável.

Esqueceu a escova dental em casa ou não consegue por estar nos bloquinhos? Uma dica simples: comer uma maça, fruta que ajuda na limpeza dos dentes. O cirurgião dentista ressalta que também é crucial lembrar do protetor labial com filtro UV para proteger a boca dos raios solares durante a folia.

CUIDADO REDOBRADO

Para evitar surpresas desagradáveis, o professor da Estácio enfatiza ainda a importância de não abrir embalagens ou garrafas com os dentes. “Esses hábitos podem resultar em danos permanentes, levando a situações de emergência odontológica”, finaliza.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!