AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Estética

Bichectomia: saiba mais sobre o procedimento queridinho das famosas

Angelina Jolie, Fernanda Souza e Mara Maravilha são algumas das celebridades que aderiram ao método

Da Redação Publicado em 12/10/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Megan Fox aderiu ao procedimento; confira antes e depois - Instagram/@meganfox
Megan Fox aderiu ao procedimento; confira antes e depois - Instagram/@meganfox

Ludmilla, Angelina Jolie, Fernanda Souza, Megan Fox, Rodrigo Sant’Anna e Mara Maravilha. O que há em comum entre esses nomes? Todos recorreram ao procedimento de bichectomia, que visa retirar as 'gordurinhas indesejadas' da face, especialmente para quem tem bochechas avantajadas. A cirurgia está em alta: afinal, está se tornando mais acessível, é pouco invasiva e sua recuperação é rápida.

Ana Paula Quinteiro Moro, especialista em procedimentos da face e crânio, explica que a popularidade do método também se dá pelo fato que uma gama de profissionais pode realizá-lo. "Não apenas cirurgiões plásticos, mas dentistas e dermatologistas habilitados podem realizar o procedimento. Isso está entre os fatores que democratizaram esse sonho de beleza em nosso país”, conta.

A dentista respondeu algumas das dúvidas mais comuns sobre a cirurgia, durante uma conversa com AnaMaria Digital. Confira!

Como é feito o procedimento?
A bichectomia consiste na cirurgia para retirada das chamadas bolas de Bichat, bolsas de gordura depositadas nas bochechas (entre a mandíbula e o osso zigomático) e não têm uma função definida. Como se trata de um tipo de gordura que não é usado pelo organismo como fonte de energia, ela não diminui nem mesmo com dieta e atividade física. Muitas pessoas acabam recorrendo ao bisturi na tentativa de afinar o contorno facial.

O procedimento pode ser feito em centro cirúrgico ou consultório, sob anestesia local, e normalmente dura menos de uma hora. O profissional faz uma incisão de cerca de 1 cm de comprimento no interior da bochecha para deslocar a gordura, que pode ser removida parcial ou totalmente. Os pontos são retirados depois de uma semana, período em que a face pode ficar inchada e apresentar hematomas leves.

Mara Maravilha Antes e Depois
Mara Maravilha optou por remover as bolas de Bichat | Instagram/@maramaravilhaoficial

A mudança estética é garantida?  
Dependendo da estrutura facial, a bichectomia vai proporcionar uma mudança muito sutil, a ponto de não ser a opção ideal para conseguir o visual esperado. Neste caso, o tratamento deve ser complementado com preenchimentos em mandíbula e maçã do rosto.

Quais as principais contraindicações?
Pessoas com o rosto muito magro, grávidas, pacientes com patologias hepáticas, renais e cardíacas, coagulopatias ou que tenham recebido radioterapia na região.

Há algum risco?
Apesar de ser um procedimento simples, pode causar lesão no nervo facial, o que prejudica movimentos da região e causa dores. Além disso, pode afetar o ducto parotídeo, responsável por transporta a saliva na boca - o que gera um acúmulo do líquido, causando inchaço. Nesse último caso, é necessário recorrer a processos de drenagem.

Outros riscos que a cirurgia oferece são possíveis infecções, assimetria facial e retirada excessiva da “bola de Bichat”, com esqueletização da face, deixando a face com uma aparência mais velha. A gordura localizada na bochecha tem a função de sustentar a pele facial, e sua ausência pode resultar em flacidez na região com o passar dos anos.

Por isso, é importante  escolher um cirurgião que estude o formato e as proporções faciais antes de planejar a plástica.


Antes e depois da bichectomia de Fernanda Souza | Instagram/@fernandasouzaoficial