AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Cães precisam mesmo tomar banhos frequentes?

“Se você se incomoda em não dar banho no animal, dê um intervalo de um mês entre um banho e outro no seu cãozinho”

MARCELA BARBIERI BORO Publicado em 18/07/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atente-se aos cuidados com os pets! - Pixabay
Atente-se aos cuidados com os pets! - Pixabay

Infelizmente, a grande maioria dos tutores deposita nos cães uma necessidade humana e pessoal: a de tomar banho. A verdade mesmo é que os cães não precisam tomar banho, a não ser aqueles que estejam passando por algum tratamento específico de pele. O banho frequente remove a barreira de proteção natural da pele e pode trazer diversas dermatopatias ao animal. 

O que acontece é que os humanos se esquecem da natureza do animal. Um cão de vida livre não tomaria banho toda semana ou todo mês. Como nós domesticamos a espécie e trouxemos eles para uma convivência cada vez mais próxima, o pet não só passou a habitar dentro de casa como também passou a subir no sofá, cama... Por isso, o tutor passou a enxergar o banho como prioridade no manejo. 

Dentre os argumentos mais falados, estão o cheiro ruim e o acúmulo de sujeira das patas e partes íntimas. Com relação ao cheiro, isso é bem relativo. Um cão não é para ter aroma perfume. Ele precisa ter cheiro de cão! E o cheiro de um cão com pele saudável não é fedido, apenas não é perfumado como o tutor gostaria. 

Com banhos frequentes e a predisposição a problemas de pele, o animal pode começar a exalar odor ruim, sim, e uma coisa vai levando à outra, até atingir esse ciclo que faz bastante mal para ele. 

Sobre a limpeza das patinhas e partes íntimas, é possível realizar sem precisar submeter o animal ao banho. Lenços umedecidos hipoalergênicos próprios para a espécie e sem cheiros podem ser usados. Com relação aos cães de raças peludas, a escovação diária ajuda a manter a pelagem limpa - também pode ser feito um manejo com tosa higiênica nas patas e partes íntimas pra postergar o máximo possível o banho. 

Quando o banho estaria indicado? 
Quando o cão estiver realmente sujo por ter rolado na lama, fezes, tinta... Caso contrário, não existe real necessidade. Se mesmo assim, você ainda sente-se incomodada em não dar banho no animal, sugiro que, pelo menos, dê um intervalo de um mês entre um banho e outro no seu cãozinho.