AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Café da manhã: como a refeição ideal pode ajudar você a manter a dieta

Separamos dicas simples e fáceis para mudar seu dia... e a sua vida

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 22/04/2021, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O que você comeu de café da manhã? - PhotoMIX-Company/Pixabay
O que você comeu de café da manhã? - PhotoMIX-Company/Pixabay

Fala galera da AnaMaria, tudo bem? Quero saber quem aí começa o dia com um bom café da manhã? Ou você é daqueles que têm o hábito de tomar um café preto com algumas bolachinhas? Pois saiba que a primeira refeição do dia pode ser a chave do sucesso para você fazer uma dieta equilibrada.

Mas já aviso: mudar exige disciplina e ação para ir construindo o caminho, sempre mirando na mudança que queremos atingir. E a rotina é um caminho importantíssimo neste processo, afinal, vai nos ajudar a cumprir o que nos propomos no início do dia, nos mantendo encorajados a seguir a diante.

Pequenas ações concluídas no seu dia são capazes de te impulsionar a executar outras tarefas mais desafiadoras. Ter, ao longo da rotina, a sensação de comprometimento consigo mesmo ainda pode lhe dar a motivação que faltava para mudar sua alimentação.

Para este conversa, convidei a nutricionista Nathalia Escudeiro, atrás de algumas dicas preciosas. Ela relembra daquele velho ensinamento para uma rotina de sucesso, que diz: "Comece o seu dia arrumando a cama", o que faz todo sentido quando pensamos em saúde. 

De acordo com a especialista, para uma mudança de hábito ou rotina alimentar consistente, a primeira dica é começar seu dia com uma refeição planejada. Concluindo ela, principalmente se você não tem o hábito de se alimentar pela manhã, você vai perceber uma sensação de bem estar instantaneamente, aumentando as chances de te manter dentro da rotina de alimentação.

Por isso, se você que está no processo de busca por uma melhor nutrição e alimentação, realizar o desjejum pode ser uma estratégia inteligente para se manter no foco! Pensando em te ajudar a mudar sua alimentação através do café da manhã, Nathalia separou algumas dicas:

ESTABELEÇA UM HORÁRIO
Ter horários para realizar as refeições é muito importante. Defina um que se adeque no seu dia-a-dia e dê início na sua rotina alimentar dentro do planejado.

SIMPLESMENTE COMECE
Muitas pessoas não sentem fome pela manhã, e isso é ainda mais comum quando não se tem o hábito de sentar à mesa e fazer a refeição. Então, se você é esta pessoa, comece consumindo uma fruta simples, sem firulas.

NÃO TENHA PRESSA
Não se importe com a duração do processo de mudança. Mudar exige disciplina e ação, não pressa. Então, se você está começando com uma fruta pense em, aos poucos, adicionar mais itens na refeição. Seja incrementando a fruta com aveia, chia ou linhaça, ou combinando com outro grupo alimentar como ovos, torradas e iogurte.

PLANEJE NO DIA ANTERIOR
Se você é o tipo de pessoa que tem preguiça, ou tem uma manhã muito corrida, pense nessa refeição na noite anterior. E, se for o caso, já deixe uma combinação prontinha na geladeira: iogurte, fruta e granola! Ao acordar, é só consumir, sem trabalho.

Os alimentos que você consome fazem parte do processo de autocuidado. Assista ao nosso vídeo da semana, no qual trazemos opções de café da manhã para você começar o dia com a corda toda. Não deixe de conferir!!

*BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial