AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Condição

Câncer: esclareça os mitos da doença que foi diagnosticada em mais de 14 milhões em 2018

Confira todos os mitos esclarecidos sobre o câncer, a doença que foi diagnosticada em mais de 14 milhões em 2018

Da Redação Publicado em 20/07/2019, às 19h00 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Instituto Nacional do Câncer estima que até o fim de 2019 cerca de 600 mil brasileiros serão diagnosticados com câncer - Banco de Imagem/Getty Images
O Instituto Nacional do Câncer estima que até o fim de 2019 cerca de 600 mil brasileiros serão diagnosticados com câncer - Banco de Imagem/Getty Images

Se um parente teve câncer, eu também vou ter? Açúcar e carboidratos estimulam a doença? Médica oncologista esclarece esses e outros boatos que a gente ouve por aí...

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que até o fim de 2019 cerca de 600 mil brasileiros serão diagnosticados com câncer. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas diagnosticadas com a doença no mundo somou mais de 14 milhões no ano passado. 

A entidade calcula ainda que o número deve crescer 70% até 2038. Os índices assustam e causam alvoroço – boatos sobre a doença são divulgados também de forma alarmante. 

A médica oncologista Janaina Jabur, da Aliança Instituto de Oncologia, de Brasília (DF), explica, inclusive, que muitos desses mitos podem atrapalhar o diagnóstico precoce e até mesmo o tratamento.

“É importante que a população conheça as informações corretas sobre esse mal, que é a segunda causa de morte no mundo”, complementa. A seguir, a especialista esclarece os mitos mais recorrentes.

OS MITOS
O AUTOEXAME DAS MAMAS SUBSTITUI OS EXAMES DE RASTREIO?
A recomendação médica é a realização de um exame de mamografia anualmente para todas as mulheres acima de 40 anos, independentemente da realização de autoexame.

SE ALGUM PARENTE TIVER C NCER, QUER DIZER QUE EU TAMBÉM VOU TER?
A maioria dos tipos de câncer não é hereditário. Mas algumas alterações genéticas tornam algumas pessoas mais propensas a desenvolver o tumor quando expostas a substâncias cancerígenas (cigarro, por exemplo).

TODO NÓDULO NO CORPO É C NCER?
Grande parte deles é de causa benigna. O médico é o profissional mais habilitado para indicar uma investigação diagnóstica quando as características forem suspeitas.

SÓ PESSOAS DE COR BRANCA DESENVOLVEM C NCER DE PELE?
Qualquer um pode ter a doença. As pessoas da raça negra desenvolvem menos esse tipo de câncer por causa da maior concentração de melanina.

CARBOIDRATOS E AÇÚCAR ESTIMULAM A DOENÇA?
Todas as células do corpo têm como principal fonte de nutrição a glicose, que está presente no açúcar e carboidratos em geral. 

Não existe comprovação científica de que a restrição dietética desses nutrientes traga benefícios na prevenção e/ou tratamento do câncer. A recomendação é manter uma dieta equilibrada, rica em frutas e verduras.

C NCER É UMA DOENÇA CONTAGIOSA?
Ele não passa de uma pessoa para a outra. Entretanto, alguns tipos de vírus estão associados a diversos tipos de câncer, como o HPV e os vírus da hepatite B e C. Esses podem ser transmitidos.

QUEM FUMA SÓ DESENVOLVE C NCER DE PULMÃO?
O cigarro está associado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, dentre eles de cabeça, pescoço, esôfago, bexiga, pâncreas, útero, rim, estômago e pulmão. Todas as formas de consumo de tabaco (charutos, cachimbos e cigarros tradicionais) estão relacionadas ao aumento do risco de desenvolver tumores.

O USO DE MICROONDAS E DE CELULAR CAUSAM C NCER?
Se esses aparelhos forem utilizados conforme as especificações do fabricante, o risco da radiação é baixo e não há comprovação de que isso possa aumentar o risco de desenvolver o mal.

AS VERDADES
OBESIDADE CAUSA C NCER?
Já foi comprovado que o excesso de peso leva a uma resposta inflamatória crônica no organismo – e isso possivelmente contribui para o desenvolvimento de vários tipos da doença.

AMAMENTAR PROTEGE CONTRA O C NCER DE MAMA?
A amamentação é um fator protetor para a mulher e, portanto, deve ser incentivado o máximo possível.

EXERCÍCIOS SÃO EFICAZES NA PREVENÇÃO DA DOENÇA?
Estudos demonstram que a prática de atividades físicas moderadas pode ser um fator importante na prevenção.

CARNE VERMELHA AUMENTA O RISCO DE C NCER? 
O consumo excessivo de carne vermelha (mais que 500 g por semana) aumenta em 35% a chance de desenvolver o câncer de intestino grosso. E o consumo de embutidos (presunto, linguiça, salsicha) aumenta em 50% esse risco. Além disso, os embutidos também aumentam a probabilidade de câncer de esôfago e estômago, pois contêm nitrito como conservante.