Caqui: conheça os benefícios da fruta que promete ajudar na imunidade

Ótimo para a pele, o alimento ainda combate gripes e resfriados, além de fortalecer o organismo

Karla Precioso Publicado sábado 27 junho, 2020

Ótimo para a pele, o alimento ainda combate gripes e resfriados, além de fortalecer o organismo
Na hora da compra, observe se a casca está íntegra - germannavas1/Pixabay

Com a chegada do outono-inverno, as prateleiras costumam ficar repletas de um alimento delicioso: o caqui. Conhecido por ter uma aparência semelhante a do tomate, a fruta faz muito sucesso na cozinha pelo seu sabor e versatilidade. 

Mas, segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, a melhor notícia é que o alimento também merece destaque por ser uma ótima opção para deixar a saúde em dia, já que fornece diversos nutrientes para o organismo (as taxas das boas substâncias dobram no auge da safra, entre março e maio). 

“O caqui é excelente para fortalecer a imunidade, pois possui vitaminas que melhoram as células de defesa do corpo, evitando, inclusive, o aparecimento de problemas comuns da estação, como gripes e resfriados”, ressalta a especialista. Há vários outros bons motivos para incluir essa delícia no cardápio. Vem conferir!

COMO ESCOLHER
Na hora da compra, observe se a casca está íntegra e também se a cor está entre o tom alaranjado e o vermelho. “Se a casca tiver alguma rachadura ou a polpa muito amolecida, a fruta deverá ser consumida mais rapidamente”, orienta Renata.  

PARA INCLUIR NA DIETA... 
Vale investir no consumo in natura como sobremesa ou então no lanche. Já para quem quiser apostar em preparos com a fruta, pode usá-la em receitas de geleias, sorbet, tortas doces, pavês, musses e até mesmo em opções salgadas, como molho para massas, saladas e canapés. Entretanto, vale lembrar que as preparações quentes diminuam o teor de vitamina C, que é sensível ao calor.

BENEFÍCIOS

  • O caqui é fonte de licopeno, que atua no sistema imunológico, auxiliando a prevenção de câncer e doenças cardíacas;
  • Rico em vitamina C e antioxidantes, age na produção natural de colágeno, combatendo o envelhecimento precoce;
  • Possui bons níveis de potássio, o que torna o caqui uma ótima opção de alimento para quem pratica atividades físicas, já que contribui para repor o mineral perdido no suor;
  • Apresenta bom teor de carboidratos e açúcar, sendo, portanto, uma fruta energética;
  • Fornece fibras, regulando o intestino e dando a sensação de saciedade; 
  • É fonte de carotenoides - antioxidantes que também atuam na saúde da pele e na diminuição de risco de males cardiovasculares.

Último acesso: 04 Jul 2020 - 21:10:07 (1114718).