AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Alimentação

Cereja: a fruta que protege o corpo contra várias doenças e ajuda a manter a forma

Rica em vitaminas, a cereja pode te ajudar a manter a forma

Karla Precioso Publicado em 20/10/2019, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A cereja é muito poderosa e faz maravilhas para o organismo - Banco de Imagem/Getty Images
A cereja é muito poderosa e faz maravilhas para o organismo - Banco de Imagem/Getty Images

A cereja é sempre requisitada nas festas de final de ano e faz toda a diferença na decoração de sobremesas. Não é à toa que dizemos que a “cereja do bolo” é algo especial

De fato, essa frutinha é muito poderosa e faz maravilhas para o organismo. “Além de ser bastante saborosa, a cereja possui nutrientes que blindam o corpo contra diversos males, além de tratar a pele e ser uma poderosa aliada na perda de peso”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti. 

Mas você não precisa esperar pelas ocasiões especiais para tirar proveito dela. Inclua a fruta no cardápio do dia a dia e ‘colha’ todos os seus benefícios.

COMBATE A INSÔNIA 
Se você está com dificuldade para ter uma boa noite de descanso, a cereja pode te ajudar! Um estudo americano constatou que o suco da fruta melhora a qualidade do sono e também contribui para que o tempo de repouso na cama seja maior. Isso se dá pelo grande potencial antioxidante e altas concentrações de antocianina e melatonina (hormônio responsável pela indução do sono). Beber um copo da bebida cerca de uma hora antes de deitar é o indicado para quem enfrenta problemas para dormir. 

DIMINUI O ESTRESSE
Os antioxidantes e a melatonina presentes na fruta ainda aliviam o efeito de outro mal: o estresse. A ação dessas substâncias no sistema nervoso central faz com que os sintomas do estresse, como irritabilidade, dor de cabeça e fadiga, sejam atenuados, favorecendo a sensação de calma e relaxamento. Por isso, a cereja pode ser considerada um calmante natural. 

CONTRIBUI PARA A BELEZA 
Sua aparência também sai ganhando com o consumo desse alimento: por ser rica em betacaroteno e vitamina C, a fruta auxilia na produção natural de colágeno, substância que ajuda a manter a pele firme e deixa as unhas e o cabelo mais fortes. Aqui, os antioxidantes também têm papel importante: eles combatem o envelhecimento precoce. 

PREVINE DOENÇAS DO CORAÇÃO
O consumo regular de cereja diminui o risco de doenças cardiovasculares, graças à alta taxa de quercetina, um composto que age contra os radicais livres e inibe a oxidação das células que protegem o coração. Não é só isso. Ela possui outras substâncias que contribuem com as funções vasoconstritoras e vasodilatadoras, ajudando no bombeamento do sangue e fazendo com que o órgão trabalhe melhor.

REDUZ O COLESTEROL, O DIABETES E A HIPERTENSÃO 
Sua alta taxa de antocianinas, que proporcionam sua cor avermelhada, também ativam os genes envolvidos no metabolismo do corpo, controlando os níveis de glicose e gordura. Essa ação reduz o colesterol alto, o diabetes e a pressão alta.

COMBATE A GOTA 
Estudos comprovam que, após uma única dose de 280 g de cerejas, os níveis de ácido úrico no sangue diminuem em 14% após cinco horas, regredindo consideravelmente a inflamação.

AJUDA NO EMAGRECIMENTO
Segundo Renata, “a fruta é uma boa opção para estratégias nutricionais de redução de peso por possuir poucas calorias e baixo teor de carboidratos, sendo recomendada inclusive para pessoas que precisam fazer algum controle na ingestão desse nutriente, como os diabéticos”. 

Resumindo: a cereja deve fazer parte do cardápio de quem deseja perder peso. Além disso, por ser fonte de fibras, regula o intestino e aumenta a saciedade – o que também soma pontos para quem quer emagrecer.