AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Vida saudável

Ciclismo estacionário: conheça os benefícios da atividade física em alta na pandemia

Exercício promete atrair diversos públicos que desejam conquistar condicionamento físico

Da Redação Publicado em 25/03/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça os benefícios dessa atividade física - Unsplash
Conheça os benefícios dessa atividade física - Unsplash

A pandemia reforçou o conceito de exercitar-se em casa e também abriu portas para ampliar a categoria. A treinadora Carol Ramos encara o cenário atual como uma oportunidade para novas tendências, como o ciclismo estacionário. A coach, que também é criadora do programa Bike Burn da plataforma de exercícios online, Queima Diária, lista os principais benefícios da modalidade para a saúde e boa forma.

BOM PARA INICIANTES 
Segundo a treinadora, o ciclismo é um dos exercícios mais democráticos e pode ser indicado, inclusive, para iniciantes, pessoas acima do peso e sedentárias. 

“Por ser uma atividade sem levantamento de peso e relativamente mais leve, pedalar é alternativa para diminuir o risco de lesões devido ao desgaste nas articulações, como nos joelhos, por exemplo. Para iniciantes também é uma opção porque dá para aumentar a intensidade com segurança, a medida que o nível de condicionamento físico melhora”, explica.

IDEAL EM QUALQUER CLIMA 
De acordo com a treinadora, exercícios em casa, como o ciclismo estacionário, limitam o boicote da rotina saudável. 

“É muito comum as pessoas ficarem desanimadas por terem que se deslocar até a academia em dias frios ou chuvosos, o que torna ainda mais fácil retornarem para a vida sedentária. Ter um equipamento em casa que ajuda a manter o ritmo em dias que o clima não contribui muito, é um estímulo para a pessoa não desistir”, orienta. 

DEIXA AS PERNAS TORNEADAS
De acordo com a especialista, pedalar é um dos exercícios que mais leva resultados rápidos para tornear as pernas.

“Requer um envolvimento dos maiores grupos musculares da parte inferior do corpo, o que garante pernas, quadris e glúteos tonificados”, explica Carol.  

ESTIMULA A SAÚDE DO CORAÇÃO
Além de ajudar com o físico, a treinadora afirma que o ciclismo em casa é um treino cardiovascular de alto nível e contribui para a saúde pulmonar e cardíaca.

“Exercícios cardiovasculares, como andar de bicicleta, fortalecem o coração, os pulmões e os músculos”, garante.

AJUDA NO CONTROLE DE DOENÇAS 
“Para quem deseja controlar o diabetes, colesterol alto ou a pressão alta, a pedalada vai contribuir muito no tratamento”, afirma a treinadora. Segundo ela “o movimento de pedalada melhora o fluxo de sangue e oxigênio por todo o corpo e baixa a pressão arterial, beneficiando a saúde de diversas maneiras”.

SEGURO PARA GRÁVIDAS
O ciclismo estacionário, de acordo com Carol, é recomendado para grávidas.

“Uma bicicleta ergométrica fornece estabilidade para que a gestante não caia e vai contribuir muito para a saúde dela e do bebê durante toda a gestação. Mas, antes de pedalar, é seguro conversar com o médico para ter certeza”, orienta.

RESULTADOS RÁPIDOS 
Por ser um exercício de alto gasto calórico, a treinadora afirma que não é necessário muito tempo para perceber os resultados da pedalada. 

“Com o passar dos dias, será possível sentir mais disposição e condicionamento físico, menos estresse, mais energia e bom humor”, explica. 

PROMOVE EMAGRECIMENTO 
A especialista afirma que o ciclismo estacionário queima cerca de 400 a 600 calorias em uma única aula de 45 minutos, o que possibilita perder peso de maneira rápida e saudável.

NÍVEIS DE RESISTÊNCIA VARIADOS
Ter uma bicicleta em casa permitirá treinos variados e com diferentes ritmos. 

“As pessoas podem se exercitar com velocidade baixa, média ou alta e fazer um treino intercalado, alternando curtos períodos de exercícios intensos com intervalos mais longos de exercícios menos intensos”, orienta.

MAIS SEGURANÇA 
Embora andar de bicicleta ao ar livre promova uma satisfação visual e desafiadora, o percurso pode apresentar alguns perigos, como estradas irregulares e escorregadias, além de motoristas desatentos.

“Ao pedalar em casa, será possível executar a atividade com segurança, sem se preocupar com o trânsito ou outros acidentes”, finaliza.