AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Alimentação

Comida japonesa: confira os benefícios da culinária oriental para saúde

Veja os benefícios da comida japonesa para a sua saúde

Karla Precioso Publicado em 15/09/2019, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Evite as frituras, que também são muito comuns na culinária ocidental, e os acompanhamentos repletos de calorias - Divulgação
Evite as frituras, que também são muito comuns na culinária ocidental, e os acompanhamentos repletos de calorias - Divulgação

Salmão, algas, gengibre... Além de saborosa, a gastronomia japonesa faz um bem danado à saúde, graças aos poderosos nutrientes que compõem os seus principais ingredientes. 

De quebra, os pratos costumam ser pouco calóricos e, portanto, são grandes aliados da dieta: “Cada vez mais, a comida japonesa toma conta da rotina alimentar dos brasileiros. À base de preparações leves feitas com alimentos frescos, suas receitas são a cara do nosso país tropical, por isso podem fazer parte do dia a dia de quem busca aprimorar o cardápio com ingredientes que nutrem e satisfazem”, afirma a nutricionista Caroline Codonho. 

Mas atenção: para garantir seus benefícios e não disparar o ponteiro da balança, o melhor é escolher as preparações cozidas ou assadas, como o guioza cozido ou o salmão grelhado. 

Evite as frituras, que também são muito comuns na culinária ocidental, e os acompanhamentos repletos de calorias, como o temaki com cream cheese ou maionese, por exemplo. Versões simples e naturais são as ideais, reforça a nutricionista Nathália Gazarra. 

COMO MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? 
Prefira os alimentos crus, cozidos ou assados. Tenha moderação nos pratos com arroz (gohan), pois eles normalmente contêm açúcar na preparação. E evite as comidas fritas.

CUIDADO COM O MOLHO 
O shoyu é muito utilizado na cozinha oriental e, apesar de dar um sabor mais acentuado aos pratos, possui grande quantidade de sódio – o que pode acarretar a hipertensão, por exemplo. Uma dica é substituir o molho tradicional pela versão light. Diluir o shoyu em 1 colher (sopa) de limão também é uma boa alternativa para consumir menos sódio. 

SAÚDE PARA TODOS OS GOSTOS 
Os pratos frios são a cara da culinária japonesa, mas o cardápio nem de longe fica restrito ao sushi e ao sashimi. 

Quem prefere opções quentes também pode fazer escolhas saudáveis, como o tradicional missoshiro (sopa de soja), os domburis (as receitas trazem variações com arroz, legumes, carne e frango), peixe grelhado com legumes refogados, além do clássico yakissoba. 

“A receita de macarrão oriental com carne, frango e legumes ao molho de soja é uma refeição que traz diferentes grupos de alimentos, todos importantes para um prato completo e equilibrado: tem massa, proteína animal e vegetal, e legumes. Para uma das refeições diárias, é um opção perfeita”, garante a nutricionista Giovanna Arcuri.

OS INGREDIENTES E SEUS BENEFÍCIOS
Cogumelo
Com propriedades antioxidantes, contém proteína, zinco e vitamina B12. É pouco calórico e reforça a imunidade. Coma à vontade, desde que modere nos molhos que o acompanham.

Chá-verde
É digestivo e possui alta taxa de catequinas, que ajudam a eliminar as toxinas do corpo. 

Pepino
É um vegetal que tem em sua composição 95% de água – o que o torna um poderoso diurético. Para melhorar, ajuda a emagrecer, pois é pobre em calorias e dá sensação de saciedade.

Peixes
Truta, salmão e atum são aliados do coração e do cérebro, porque têm ômega 3, que protege o sistema cardiovascular e cerebral, reduzindo o risco de AVC, infarto, derrame e mal de Alzheimer, além de turbinar a memória. 

Gengibre e wasabi
Eles têm ação anti-inflamatória e favorecem a digestão. Para quem quer emagrecer também são ótimos aliados, pois ajudam a acelerar a queima de gordura.

Algas
São fontes de fibras que também proporcionam a sensação de estômago cheio. Suas vitaminas e minerais aceleram o metabolismo, auxiliando na perda de peso. 

Tofu
Fonte de proteína, magnésio, zinco, cobre e vitamina B1. Previne doenças cardíacas, câncer de mama e de próstata e também combate o envelhecimento precoce. As isoflavonas contidas na soja equilibram as taxas de estrógeno, amenizando os sintomas da menopausa.