Como aquecer o corpo antes de começar a trabalhar? Veja passo a passo

Nossa colunista Bianca Vilela ensina alguns exercícios para deixar o corpo pronto para começar o dia

*Bianca Vilela Publicado quinta 31 dezembro, 2020

Nossa colunista Bianca Vilela ensina alguns exercícios para deixar o corpo pronto para começar o dia
As dores e desconfortos corporais deixarão de fazer parte da sua vida - StockSnap/Pixabay

Esse texto foi feito especialmente para você que quer começar o ano a mil por hora, com aquele gás, porém sem dores nas costas. Acertei? Pois é, trabalhar sentado é rotina para milhões de brasileiros. Aliás, você já parou para pensar em quantas horas por dia passa sentado? Seja no ônibus, no trabalho, no celular, ou assistindo televisão.

É claro que, para muitas pessoas, essa rotina acaba impactando na saúde, principalmente com dores e problemas posturais. E pode ter certeza de que este hábito trará prejuízos à saúde, afinal eu e muitos outros cientistas dizemos que “sentar é o novo cigarro”, já que os malefícios da inatividade se comparam aos de fumar. Pode acreditar!

Contudo, não é só isso. A coisa pode desandar de vez se você tem outros costumes, como dobrar as pernas enquanto trabalha, inclinar demais a cabeça para olhar o monitor do seu notebook, ou tem aquele velho costume de segurar o telefone com o ombro e a bochecha, enquanto atende uma ligação.

Esses problemas podem ser minimizados e prevenidos se tomarmos algumas atitudes. Ajustes na ergonomia do seu escritório, com mobília e cadeira adequadas, suporte para elevar a altura do monitor e apoio para os pés são excelentes aliados.

Além dos ajustes na mobília e na postura, porém, nossos músculos carecem de uma atenção especial. Você já pensou em aquecer seu corpo com alguns exercícios antes de começar a trabalhar? Como o próprio nome já diz, eles servem para aquecer os músculos e articulações e devem ser realizados no início do turno.

SÓ COISA BOA
Trabalho há mais de 15 anos com ergonomia em grandes empresas e posso afirmar que preparar o corpo para a jornada de trabalho te trará inúmeros benefícios a sua saúde. Se todos os atletas antes de entrar em campo fazem a devida preparação, então por qual motivo nós, que trabalhamos sentados por pelo menos nove horas por dia, não devemos estar preparados? Fica claro que devemos aquecer os músculos também! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quer começar bem o dia? Coloque em prática diariamente alguns exercícios importantes! Recomendo pelo menos 15 repetições para cada exercício.

1 - Olhar para cima e para baixo
olhar

2 - Olha para um lado e para o outro
bianca

3 - Movimento do tronco para frente e para trás
bianca

4 - Movimentação do quadril
bianca

5 - Flexão e extensão dos joelhos (realize o exercício para os dois lados)
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Bianca, estes exercícios realmente farão o meu corpo funcionar melhor?

Sim, se eles forem incluídos em sua rotina diária, como forma de hábito, as dores e desconfortos corporais deixarão de fazer parte da sua vida! Compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares e não deixe de conferir nosso vídeo no Instagram e no Facebook da AnaMaria. Te espero lá!

BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial

Último acesso: 25 Sep 2021 - 08:33:21 (1134785).