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Como dormir direito e acordar bem? Separamos algumas dicas

Descubra o que pode estar atrapalhando a qualidade do seu sono e o que fazer

Cayo Fischer Publicado em 23/11/2018, às 09h49 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

Atingindo uma noite de sono perfeita - Reprodução/Shutterstock
Atingindo uma noite de sono perfeita - Reprodução/Shutterstock

Dormir bem pode ser um desafio para boa parte da população. Afinal, fatores como estresse, ansiedade e insônia acabam atrapalhando o tempo passado entre lençóis.

Pensando nisso, AnaMaria conversou com a especialista em medicina do sono Adriane Zonato, que é coordenadora do Laboratório de Sono do Hospital IPO, em Curitiba (PR), e separamos as principais dúvidas sobre o assunto.

A meta é que você consiga ter a noite dos sonhos já hoje. Confira!

1 - Usar o celular como despertador é uma boa ideia?
Sim, sem problemas. Apenas evite deixar a luz da tela ligada, pois a nossa pálpebra é fina e não filtra o excesso de claridade. E um pouco de brilho apenas já pode reduzir a produção de melatonina (hormônio responsável pela indução do sono). Também é interessante desativar os sons de notificações para que não perturbem o seu sono. Quanto ao som escolhido para despertar, ele não vai interferir no seu humor, desde que não seja muito alto ou incômodo.

2 - É verdade que é melhor acordar de acordo com os ritmos naturais do corpo -e não com um despertador?
Se a pessoa estiver dormindo o tempo certo, a tendência de acordar naturalmente é maior. A média do brasileiro é de sete à oito horas, mas algumas pessoas precisam de mais e outras de menos. Nosso sono é dinâmico e possui quatro fases (N1, N2 e N3 e REM). Quando se atinge todas, o ciclo se completa e a qualidade do sono é melhor. No entanto,se este ciclo é interrompido na fase profunda, acordamos com grande sensação de sonolência. O cérebro acaba levando mais tempo para funcionar direito.

3 - É possível treinar o corpo para acordar em determinado horário sem usar despertador? Como?
Sim. Quando a qualidade do sono é boa, vamos recuperando a energia e naturalmente acordamos. Para treinar, antes é preciso saber quantas horas de sono você necessita por noite. O esquema é começar a dormir 15 minutos do mais cedo do normal por cinco a sete dias. Se você não estiver acordando sozinho, é sinal que ainda não atingiu a quantidade ideal de horas. Neste caso adicione mais 15 minutos (totalizando meia hora mais cedo) e vá para cama. Faça esse ajuste até conseguir.

4 - É saudável usar o botão soneca? Ou melhor pular da cama logo?
Pode usar sem problema, desde que seja um período de 10 à 15 minutos. Se for muito prolongado, a pessoa acaba perdendo muito tempo em um sono superficial. Portando, quanto menos tempo de soneca, melhor!

5 - Quando eu perco o sono no meio da noite, é melhor me levantar ou continuar tentando dormir?
Se você já está a uns 30 ou 40 minutos e ainda não conseguiu apagar, pode levantar da cama e tentar outra atividade. Só evite o que prende muito a atenção, ou algo relacionado a eletrônicos, como jogos, celular e redes sociais. Ler ou ouvir música são exemplos de atividades que podem te ajudar a relaxar sem atrapalhar.

6 - Como a temperatura da minha casa afeta meu sono?
Ela não pode ser quente demais, pois fará você suar e ficar desconfortável. Também não deve ser tão fria, para não causar dificuldades em iniciar o sono. O ideal é entre 15 a 22ºC. Algo levemente mais frio costuma ser mais favorável. E nada mais confortável do que dormir com um cobertor fazendo um peso leve.

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