AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / SALVA VIDAS!

Como fazer a manobra de Heimlich? Conheça a técnica que salvou filho de influenciadores

Clara Maia e André Coelho, pais de gêmeos, alertaram sobre a importância de saber como fazer a manobra de Heimlich, técnica de desobstrução das vias aéreas

Os influenciadores são pais dos gêmeos João e José, que nasceram em abril. - Reprodução
Os influenciadores são pais dos gêmeos João e José, que nasceram em abril. - Reprodução

Os influenciadores Clara Maia e André Coelho, pais dos gêmeos João e José, viveram momentos de tensão: o engasgo de um dos filhos, de um mês de vida. A mãe salvou o pequeno com uma técnica de desobstrução das vias aéreas. Depois, ela reforçou a importância de saber fazer a manobra de Heimlich.

Nas imagens publicadas pelo casal, é possível ver os irmãos sob os cuidados do pai - uma hora após a amamentação. Enquanto João está deitado no berço, José está no colo do influenciador, de barriga para baixo. Até que o ex-participante de realities percebe que algo está errado: era o engasgo do pequeno.

De acordo com o relato, o recém-nascido fez um barulho incomum, e foi virado pelo pai. Depois, ficou muito vermelho e com leite saindo pela boca e nariz. Clara rapidamente entrou em cena e passou a fazer a manobra de Heimlich: "Fui tomada por uma calma que até agora não consigo explicar. Agora só de pensar, meu coração dispara", relatou.

A influenciadora, que também participou do 'De Férias com o Ex' e do 'Power Couple', contou que o leite começou a sair assim que ela fez a manobra de Heimlich. A mãe ainda notou a presença de uma "gosma", que ela puxou enfiando o dedo na boca do filho:  "Não dá para descrever o que é ver o bebezinho ficar roxo e lutar pela vida dele. De tentar respirar e não conseguir", contou. 

Engasgo: o que fazer e o que não fazer!

A manobra de Heimlich

O norte-americano Henry Heimlich é o responsável pela técnica, descrita em 1974. De acordo com a própria página do cirurgião torácico, que faleceu em 2016, aos 96 anos, a manobra de Heimlich foi responsável por salvar a vida de centenas de milhares de pessoas.

A manobra de primeiros socorros, também conhecida como compressão abdominal, é considerada o melhor método de desobstrução de vias aéreas em ambiente pré-hospitalar. A técnica consiste na aplicação de pressão abdominal para expulsar o corpo estranho que está bloqueando as vias aéreas.

Este bloqueio impede a passagem de oxigênio - e consequentemente, a respiração. O período sem respirar pode levar à perda da consciência, danos cerebrais permanentes, parada cardíaca e até à morte. A obstrução pode ser causada por alimentos e objetos. No caso de bebês, o mais comum é que seja com o próprio leite materno. 

Como fazer a manobra de Heimlich?

A manobra de Heimlich tradicional só deve ser feita em adultos e crianças acima de um ano. A técnica consiste em:

  • Avaliação: verifique se a pessoa está realmente engasgada. Os sinais incluem incapacidade de falar ou respirar, mãos na garganta, lábios ou pele azulados, e perda de consciência. Caso a pessoa esteja falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.

  • Posicionamento: fique atrás da pessoa e coloque os braços em volta da cintura da pessoa. No caso de crianças, ajoelhe-se para ficar na altura adequada.

  • Localização das mãos: feche uma mão em punho e coloque o lado do polegar do punho contra a barriga da pessoa, acima do umbigo e abaixo da caixa torácica - na região popularmente conhecida como "boca do estômago".

  • Compressão abdominal: a outra mão comprime a que está fechada, fazendo pressão naquela região da barriga. A pressão deve ser feita direcionada para cima e para dentro com força, como se quisesse levantar a vítima do chão e realizando movimentos de compressão abdominal.

    A compressão deve ser feita até que o alimento ou objeto que impede a passagem do oxigênio seja expelido, ou que a pessoa comece a respirar normalmente.

A técnica deve ser utilizada assim que o problema é identificado, antes do deslocamento ou pedido de socorro. Quanto mais tempo faltar oxigênio, mais graves são o quadro e as sequelas. Se estiver com outras pessoas, a recomendação é que peça para alguém solicitar ajuda aos serviços de emergência, como SAMU ou Bombeiros, enquanto a manobra de Heimlich é realizada.

Como fazer a manobra de Heimlich em crianças menores de um ano?

Como já dito, a manobra de Heimlich original não deve ser utilizada em bebês e crianças menores de um ano. O motivo para isso é a estrutura corporal mais frágil - e consequentemente mais suscetíveis a possíveis lesões causadas pela movimentação brusca.

A técnica tradicional foi adaptada para outra manobra de desengasgo e desobstrução das vias aéreas, que envolve tapotagem nas costas e compressões torácicas. Entenda:

como fazer manobra de heimlich em bebês
Manobra de Heimlich é diferente para adultos e crianças e bebês menores de um ano. Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

  • Avaliação: verifique se o bebê está realmente engasgado. Ele pode estar fazendo sons fracos, chiados ou sem emitir nenhum som. O bebê também pode apresentar cianose, que é quando a pele fica roxa ou azulada.

  • Posicionamento: coloque o bebê sobre sua coxa ou antebraço, com a cabeça levemente inclinada para baixo, em direção às suas mãos.

  • Movimentação das mãos: use sua mão para deixar a boca e a garganta do bebê aberta, mas com cuidado para não forçar excessivamente. Com a outra mão, faça pressão cinco vezes com a palma nas costas, na região entre as escápulas. Vire o bebê de barria para cima e cheque se a respiração voltou ao normal.

  • Compressão torácica: caso não tenha voltado, faça a compressão torácica usando dois dedos na região do peito do bebê, entre os mamilos. Faça o movimento rápido e forte por cinco vezes. Repita a alternância entre pressão nas costas e torácica até o bebê expelir o corpo estranho ou até a chegada da emergência.

Se o bebê ficar inconsciente, inicie a ressuscitação cardiopulmonar (RCP)